Imagem do governo itinerante em São José
Cerca de seis mil pessoas passaram pela estrutura montada pela prefeitura em São José do imbassaí

A 4ª edição do projeto Governo Itinerante, desenvolvido pela Secretaria Geral e de Governo, levou a estrutura da Prefeitura de Maricá para cerca de seis mil pessoas que foram até São José do Imbassaí no último sábado (17/03). A ação, que contabilizou quatro mil atendimentos, contou com a participação das 26 Secretarias municipais, das empresas públicas e do Instituto de Seguridade Social.

Entre as novidades deste ano estava a Unidade Móvel de Saúde. O caminhão, utilizado para atendimento a pacientes previamente agendados, foi cedido para a Prefeitura por meio de uma parceria público-privada. Ao todo, foram realizados ali 60 exames de mamografias, 30 ultrassonografias com laudo saindo na hora, além de Raio-X e 30 densitometrias ósseas.

“Começamos o dia com um multidão acompanhando a abertura do projeto Governo Itinerante. Tem sido um sucesso e ficamos muito felizes em poder atender os anseios da população. Desta vez o caminhão da saúde está sendo uma grande novidade, que pretendemos estender para outras localidades do município”, afirmou o secretário Geral e de Governo, Renato Machado.

A secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca aproveitou a ocasião para apresentar os projetos ‘Peixe na Mesa’ e ‘Horta em Casa’ para a população. A iniciativa consiste na distribuição de kits para que a população carente – em especial os beneficiários do Cartão Mumbuca – possa produzir alimentos em casa. A secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos esteve presente com o lançamento do programa Endereço Certo, que é destinado a pessoas com problemas de propriedade, que compraram terrenos de posse há muitos anos e ainda não conseguiram legalizar os seus imóveis.

Ainda durante a ação, alunos do 6º ano do ensino fundamental do Caic Elomir Silva, em São José do Imbassaí, apresentaram a maquete de uma praça radical. A exibição do projeto, que contempla uma tirolesa, pistas de bicicross e de skate, faz parte da 3ª edição da iniciativa “Urbanista por um Dia”, desenvolvida pela Secretaria de Urbanismo. Antes de fazer o trabalho os alunos com idades entre 11 e 13 anos visitaram a área pública de um terreno baldio próximo à escola. Após a visitação, eles tiveram a oportunidade de opinar a respeito da intervenção para aquele local com o que gostariam que fosse construído.

No estande da Secretaria de Educação foram doados 150 livros de vários autores. O Procon de Maricá efetuou aproximadamente 60 atendimentos prestando informações em geral, e recebeu cerca de 30 reclamações do comércio. Já o Sistema Nacional de Emprego (Sine-Maricá) registrou 405 atendimentos no total, com 65 cadastros para emprego, 135 agendamentos para a emissão de carteira de trabalho, 12 encaminhamentos para vagas de emprego e 193 atendimentos para informações gerais como diversos como seguro-desemprego, entre outros.

Para o prefeito Fabiano Horta, o Governo Itinerante já é uma marca e consegue aproximar a população de Maricá da prefeitura. “Eu percebo muita confiança da população nessa proximidade e nas resoluções que vieram buscar aqui. O que queremos é alimentar isto, é importante estarmos ouvindo as pessoas, recebendo de perto as reclamações para construirmos juntos a solução. O Governo Itinerante em São José, assim como os outros, está sendo uma marca de aproximação e de sintonia com as pessoas”, disse.

Na Secretaria de Conservação a demanda foi pequena graças ao intenso trabalho que há 15 dias vinha sendo realizado pela pasta na região de São José do Imbassaí. Foram feitos serviços de patrolamento e colocação de brita em 8.500km no loteamento Alphaville, 5.100km no loteamento Dom Felipe e 12.900km no loteamento Manu Manuela. Além disso, 5.000m de roçada e capina na lagoa do Marine e em Alphaville.