Representantes da prefeitura discutem a criação do plano municipal LGBT - Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, realizou, no final da tarde desta quarta-feira (28/02), a segunda reunião para criação do Plano Municipal de Promoção à Diversidade e Cidadania LGBT. O fórum, que aconteceu na sede da secretaria, contou com a presença de representantes das pastas de Administração, de Agricultura, Pecuária e Pesca, Assistência Social, Conservação, Cultura, Economia Solidária, Educação, Saúde e de Turismo, além de representantes de entidades da sociedade civil.

O coordenador municipal de Direitos Humanos e Políticas LGBT, Carlos Alves, abriu a reunião ressaltando que este é um momento muito grave da conjuntura política do Brasil, que se reflete diretamente na vida da população LGBT. “A posição do governo municipal é de luta pelos direitos humanos, que não abrange só a população LGBT, mas também as mulheres, a juventude, as crianças, os negros e todas essas populações que ainda hoje são atacadas. E é preciso que a gente reafirme isso em uma articulação do governo, articulação esta que iniciamos com uma reunião em dezembro do ano passado e que estamos dando continuidade agora” disse.

Para ele, a meta é aprovar um Conselho Municipal da população LGBT e um plano que irá elencar ações para os próximos seis anos. “A ideia é desenvolver uma política sistematizada de enfrentamento à violência contra a comunidade LGBT, com produção de atividades culturais e ações de que promovam emprego, renda e saúde”, afirmou Carlos.

O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, propôs a criação de um grupo de estudo que se aprofunde nas questões e necessidades da comunidade LGBT de Maricá. “Precisamos estudar e debater as necessidades locais, para ter embasamento para lutar por todas as causas e a partir daí criar uma proposta que deverá ser encaminhada para a Câmara”, pontuou Castor.

A partir da proposta de Viviane Martins, que representou a Secretaria de Economia Solidária, foi criado um grupo de trabalho para reuniões mensais. O grupo é composto por membros do governo (Direitos Humanos, Cultura, Educação, Assistência Social, Saúde e de Agricultura, Pecuária e Pesca) e de entidades da sociedade civil (UJS – União da Juventude Socialista, JPT – Juventude do PT de Maricá, UMEs – União Maricaense dos Estudantes e Grupo Humanos Maricá).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here