Ação aconteceu quarta-feira (31/01) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro - Foto: Divulgação

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, atuou, nesta quarta-feira (31/01), na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro da Amizade, com o projeto “CREAS Itinerante” levando para os moradores da região todos os serviços oferecidos pela unidade.

O CREAS corresponde ao atendimento e acompanhamento de crianças, adolescentes, mulheres, homens, idosos e portadores de deficiência que sofreram algum tipo de violência, abuso/exploração sexual e também a aqueles que se encontram com algum direito violado.

A assistente social Wanilda dos Santos explanou sobre os diversos tipos de negligências contra crianças e idosos. Contou, também, que os serviços realizados no equipamento não têm visibilidade, pois são executados, sigilosamente. Além de diferenciarem sobre a violência física e psicológica. As psicólogas Vanessa Andrade e Edna Costa exemplificaram as diferenças entre violência física e psicológica e também entre as unidades CRAS e CREAS.

Marcio Paulo, morador da região, perguntou sobre se há internação no município em casos de dependentes químicos ou surtos psicóticos. A equipe orientou que por enquanto não há um espaço para reabilitação, mas caso saiba de alguma situação parecida, as instituições como delegacia, hospital ou até o conselho tutelar, devem ser acionadas anonimamente. “No caso da dependência química, a Assistência Social possui o equipamento chamado SAPAD, perto do Cinema Henfil, onde é feito o tratamento psicossocial do indivíduo”, disse Vanessa.

Maria das Graças, de 60 anos, disse que foi a primeira palestra que ela ouviu sobre estes assuntos. “Estou passando por um problema na família sobre violência psicológica e nem sabia que isto existia. Achava que era apenas maldade. Vou ao equipamento me informar melhor para ajudar esta pessoa próxima a mim”, contou Maria.

Fátima Roque, de 57 anos, achou muito interessante as informações das profissionais e ressaltou que esclareceu em muitas coisas como a manipulação que o marido faz com a mulher e esta nem percebe o mal que está vivendo. “Irei conscientizar a minha amiga pelo o que ela tá passando”, declarou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here