Prefeitura instalou nesta segunda-feira módulos em Ubatiba (foto) e na Estrada dos Cajueiros - Foto: Elsson Campos

Com a instalação, nesta segunda-feira (15/01), de dois novos módulos de segurança em Itaipuaçu e em Ubatiba, começa a ser fechado o cinturão de policiamento que visa reprimir ações criminosas em Maricá. Os equipamentos, que também já estão instalados em Santa Paula, Bambuí, Inoã e Centro, fazem parte do Sistema Integrado de Segurança Pública, e contam com Guardas Municipais e Policiais Militares do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS).

A dinâmica de funcionamento das bases conta com um plantão em regime de 24h, apoio logístico de viaturas, agentes de segurança e orientadores. Para garantir a segurança dos  agentes em relação a ocorrência de raios, os módulos contam com um sistema de proteção composto por hastes de aterramento. São dispositivos revestidos de cobre que faz a proteção contra descargas elétricas. O secretário de Segurança, Celso Netto, disse que, por semana, são instalados dois módulos na cidade. “Assim que são instalados já começam a operar. Com dois por semana, eu consigo organizar a logística e garantir um bom atendimento a população”, destacou o secretário.

Distribuidor de mercadorias em um sacolão que fica ao lado da unidade implantada na Estrada dos Cajueiros, Reginaldo Lourenço, de 26 anos, aprovou a novidade. “Agora vamos ter a segurança reforçada. Já estávamos ficando com medo de alguns casos de assalto. Agora vai melhorar. O bom é que mais segurança significa mais clientela”, disse.

Os próximos bairros contemplados serão o Recanto (em Itaipuaçu), Marine (em São José de Imbassaí) e Jaconé. “Enquanto aguardamos a instalação dos outros módulos, viaturas serão utilizadas para fazer este anel de segurança. No caso da unidade do Recanto, por exemplo, estamos apenas aguardando a licença ambiental para fazer a implantação”, finalizou Netto.