Foto: Peterson Leal

Representantes da Secretaria de Saúde de Maricá receberam na última quinta-feira (07/12), na sede da pasta, o ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Daniel Soranz, para discutir a expansão da atenção básica e os desafios do projeto.

O ex-secretário foi um dos responsáveis por ampliar a rede de atenção básica na capital de 4% para quase 90% num curto período de tempo.

“É muito importante essa junção do que já deu certo e do que você tem de experiência exitosa para trazermos para Maricá. Somar isso com a parte política, trazer o anseio da cidade que está em ascensão e crescimento é muito importante”, disse a secretária Simone da Costa e Silva que ressaltou a importância da descentralização hospitalar dos pacientes que acabam chegando na emergência por não terem o suporte necessário na parte de atenção básica.

“Me apresentaram várias situações fantásticas da cidade onde a questão do posicionamento do Sistema Único de Saúde é real e concreta. Maricá pode se tornar um exemplo de Sistema de Saúde para todo o Estado com o crescimento
da atenção primária para próximo de 100% e com uma estruturação de uma
rede de urgência e emergência hospitalar adequada”, afirma Daniel Soranz.

Também estiveram em discussão: o projeto que está sendo implementado no município, os desafios que Maricá tem pela frente e a importância do Hospital Che Guevara para a cidade.