Foto: Luis Fernando da Silva

Em reunião realizada na última sexta-feira (08/12) com membros do Conselho das Cidades (ConCidade) a Secretaria de Desenvolvimento Econômico apresentou o vídeo institucional que mostra a política de desenvolvimento econômico da cidade. O planejamento estratégico foi elaborado em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (CODEMAR).

A CODEMAR, responsável pela execução dos programas de desenvolvimento, mostrou o cronograma das fases dos projetos como operações aéreas offshore, novas instalações do aeroporto, hotéis e serviços, Parque Industrial, Parque Tecnológico, entre outros.

O secretário Alan Novais ressaltou a importância de incluir o empreendedorismo na base curricular das escolas da região. “A formação profissional tem que começar dentro das escolas. Estamos tratando junto com a Secretaria de Educação as possibilidades de novos cursos como empreendedorismo e de outros assuntos que vão ser tratados pelo Parque Tecnológico”, explicou.

Ainda segundo o secretário, a cidade deve estar preparada para receber os grandes empreendimentos como o Porto de Jaconé e o Complexo Turístico Fazenda São Bento da Lagoa.

“Houve uma migração altíssima com o anúncio desses empreendimentos do Porto e da Fazenda São Bento. Quando eles se tornarem realidade nós vamos ter outro fluxo migratório. Daí, a grande preocupação que a gente tem com a construção do modelo de zoneamento da cidade. Maricá vai crescer, não tem como impedir”, destacou.

O ConCidade tem como objetivos viabilizar o debate em torno das políticas urbanas e a participação da sociedade civil no processo de tomada de decisões do Ministério das Cidades nas áreas de habitação, mobilidade urbana e transporte, saneamento ambiental e planejamento territorial. Além da secretaria de Desenvolvimento, representantes da Secretaria de Urbanismo, Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher e movimentos sociais estiveram na reunião.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here