Foto: Clarildo Menezes

O Núcleo de Apoio à Estratégia da Saúde realizou nesta segunda-feira (11/12), no Cine Henfil, o III Simpósio Municipal que apresentou para agentes de saúde e usuários os programas desenvolvidos pela Secretaria de Saúde, na Atenção Básica, que recebem apoio matricial do núcleo nas diversas áreas como Fisioterapia, Pediatria, Serviço Social, Nutrição, Psicologia e Práticas Integrativas e complementares de Saúde.

Segundo a psicóloga Maria Cristina Lopes, atualmente o NASF de Maricá conta com 30 agentes de saúde divididos em duas equipes multiprofissionais que atuam nos postos de Estratégia e Saúde da Família do município. “Em breve vamos ampliar e passaremos a contar com três equipes”, afirmou Maria Cristina. “Apresentamos algumas das nossas ações e resultados principalmente para as pessoas que ainda não conhecem o trabalho do NASF, quais as suas atividades e todos os programas de Saúde da Prefeitura como, por exemplo, a assistência domiciliar, a assistência ao idoso, saúde na escola e muitos outros”, explicou.

A dona de casa Ivanilda do Nascimento, de 46 anos, moradora do bairro da Amizade, contou que utiliza os serviços oferecidos pelo posto de saúde próximo a sua casa há quase dois anos. “Assim que esse programa começou eu fui uma das pioneiras e quando descobri o que ele oferecia divulguei pra todo mundo”, contou. “No inicio eu fazia só fisioterapia, mas agora também vou a nutricionista, a psicóloga e tudo mais que for oferecido. Para nossa comunidade foi uma benção, não precisamos mais ir para o Centro para receber atendimento”, comemorou a dona de casa.