Foto: Clarildo Menezes

Uma reunião nesta quinta-feira (30/11) entre a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e a Universidade Federal Fluminense (UFF) definiu os últimos detalhes do projeto “Farmácia Viva” que permite o resgate da utilização de plantas medicinais e o tratamento pela fitoterapia como uma nova opção terapêutica. As Secretarias de Agricultura, Pecuária e Pesca e Ciência, Tecnologia e Comunicações e a Escola Agrícola Nilo Peçanha de Volta Redonda também farão parte da construção do projeto que visa buscar recursos junto ao Ministério da Saúde para a implantação em Maricá.

Professora de Fitoterapia da UFF, Bettina Cruz Reis falou sobre a importância da parceria para a universidade “Os alunos vão ser inseridos no projeto, o que vai auxiliar em sua capacitação e formação. Além disso, o trabalho com Maricá pode trazer futuramente novos projetos de pesquisa e extensão”, esclareceu.

“Temos que aumentar o número de municípios que utilizam plantas medicinais fitoterápicas para fortalecer essa cadeia produtiva. Porque a Farmácia Viva prevê desde o plantio, cultivo, quanto a dispensação nas unidades de saúde. Com isso será gerado mais emprego e renda para os agricultores familiares”, concluiu Fabíola Angelita Martins, coordenadora na Escola Agrícola de Volta Redonda.

O Programa Farmácia Viva resgata e valoriza a cultura popular no que se refere à utilização de plantas medicinais em tratamentos. Através dele, pode-se orientar a comunidade em relação ao uso correto das plantas medicinais, através de palestras educativas, informativos, cartilhas, ações das equipes multidisciplinares das Unidades Básicas de Saúde e fornecer os medicamentos fitoterápicos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here