A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações divulgou o resultado do prêmio Novos Pesquisadores 2017. A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 15 de dezembro. Confira:

CATEGORIA A – ENSINO FUNDAMENTAL

Classificação Título do Artigo Científico
1° lugar A falta de informação sobre a importância do uso de métodos contraceptivos e IST entre jovens na cidade de Maricá

Estudante: Ana Nogueira Rodrigues

Orientador: Igor dos Santos Teixeira

Escola: CAIC Elomir Silva

2° lugar Por que você veio morar em Itaipuaçu? Uma análise sócio-histórica dos últimos 20 anos de uma porta de entrada para Maricá

Estudante: Maria Eduarda Oliveira da Silva

Orientador: Thalles Braga R. Lins da Silva

Escola: E. M. João Monteiro

3° lugar Aproveitamento integral de alimentos: Uma alternativa saudável para as escolas de Maricá

Estudante: Juliana de Brito Quintanilha

Orientador: Analu Carvalho da Fonseca

Escola: E. M. Professor Darcy Ribeiro

 

CATEGORIA B – ENSINO MÉDIO

 

Classificação Título do Artigo Científico
1° lugar Monumentos Ocultos: Prédios que todos veem, mas nem todos compreendem

Estudante: Roberta Moraes Marins

Orientador: Luís Felipe Lobão de Souza Macário

Escola: C. E. Elisiário Matta

2° lugar Proposta de educação ambiental visando a implementação do modelo de secos e molhados na coleta seletiva no município de Maricá

Estudante: Mateus Santos de Almeida

Orientador: Elane Maria F. de Carvalho

Escola: Instituto Federal Fluminense – Campus Avançado Maricá

3° lugar Restruturação tecnológica da coleta de lixo em Maricá

Estudante: Carolina Monteiro dos Santos

Orientador: Guilherme Auto S. de Jesus

Escola: Colégio e Curso Prima

Nesta quinta-feira (30/11), na Casa Digital, no Centro, a Comissão Organizadora do Projeto Novos Pesquisadores, diretores, professores e alunos das escolas participantes realizaram um “encontro de avaliação”. Com aproximadamente três meses de duração o projeto envolveu estudantes da educação básica no campo da pesquisa científica, através da produção de artigos científicos. Foram mais de 40 inscritos e um total de 35 artigos entregues. Entre as instituições estão escolas municipais, estaduais, particulares, além do Instituto Federal Fluminense de Maricá (IFF).
Segundo Renata Toledo, uma das organizadoras do projeto, o encontro teve como objetivo ouvir as impressões que cada um dos participantes, dentro da sua área de atuação, teve em relação a primeira edição. “É o momento de conversamos com os professores, diretores e também os estudantes para sabermos quais são suas análises, sugestões e críticas em relação ao projeto para que possamos aprimorá-lo no próximo ano”, explicou.
De acordo com secretário de Ciência, tecnologia e Comunicações, Sérgio Mesquita, muitas das sinalizações apontadas na reunião já haviam sido mapeadas pelos organizadores do projeto e os ajustes serão realizados. “Todas as sugestões e críticas foram registradas e vamos trabalhar para o próximo ano”, garantiu o secretário. “Definitivamente estamos muito felizes com a adesão das escolas. O nível dos artigos estão incríveis e isso foi uma surpresa maravilhosa. Esse é  um projeto vitorioso”, elogiou.
Thales Rezende, professor e um dos orientadores da E.M. João Monteiro, no Recanto, falou sobre a tradição da escola na participação de eventos. “Os alunos dos nono e terceiro ano estão muito preocupados com a conclusão e a continuação da vida estudantil deles. Por isso, acredito que se o projeto puder ser desenvolvido ao longo do ano com o período de execução maior, os alunos se sentirão motivados a participar”, sugeriu o professor.
A aluna, Maria Eduarda  dos Santos, de 14 anos, aluna do nono ano, concorda com o professor. “Eu tive que pensar em muitos temas, pesquisei muito no começo e depois as ideias foram surgindo e tudo foi muito emocionante, pois nosso tempo era curto”, afirmou a estudante.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here