Foto: Marcos Fabrício

Palestras, circo e personagens vivos foram as atrações do evento entre sexta e domingo.

“Ler é a chave para aprender mais”. A frase bem que poderia ser o slogan da terceira edição da Festa Literária de Maricá (FLIM), mas não saiu de nenhuma mente consagrada da publicidade e foi dita espontaneamente por um aluno da rede municipal de ensino durante uma das palestras do evento.  O estudante do 4º ano fundamental Isaque da Silveira Berriel, de 9 anos, estava na plateia durante a fala da escritora Sônia Rosas na manhã de domingo (05/11), último dia de um fim de semana prolongado repleto de atrações na feira, que vai até terça-feira (07). Além de outras palestras (todas na tenda Café Literário) teve também circo, personagens vivos e, claro, muita leitura ao longo dos quatro dias.

Provocado pela palestrante, bem como seus colegas da E.M. Osdevaldo Marins da Matta (em Santa Paula), o menino deixou estas palavras que resumem o propósito da FLIM de promover o hábito da leitura entre os mais novos. Na palestra, Sônia Rosas foi perguntada por eles sobre como começou, ao que ela respondeu, do alto de seus mais de 40 livros, que “se tornou amiga das letras desde a infância em Realengo”. Outros escritores também contaram como foi seu início na literatura e acabaram revelando histórias curiosas, como Luísa Trigo, que no sábado (04) contou ser fã da série “Harry Potter” (da britânica J. K. Rowling). “Por isso sempre quis que meus livros fossem lançados pela editora Rocco, que traz os do Harry para o Brasil e consegui!”, orgulha-se ela. Já a poetisa Roseana Murray falou na sexta-feira (03) sobre seu “Abecedário Poético das Frutas” e fez muita gente que a assistia voltar no tempo com lembranças sobre árvores frutíferas que tinham em casa.

A segunda atração mais concorrida nestes últimos dias foram as apresentações de circo da tenda principal Josué de Castro. No sábado, O Circo a Céu Aberto, parceria com a Secretaria de Cultura, encantou e emocionou crianças de todas as idades, que participaram bastante em diversos momentos do espetáculo. No dia seguinte teve mais: Em homenagem ao Dia da Cultura, comemorando hoje, o espetáculo “A Mágica do Riso” teve grande participação da plateia em diversos números. A atração integra o projeto ‘Lugar de Circo é na Praça”. Teve ainda performances como a da a ‘Branca de Neve’ Taiane Dorighetti, que fez uma grande roda com a criançada para resgatar a clássica história. A tenda ‘Mundo da Leitura’ trazia todos os dias um grupo para contar histórias para as crianças.

Além dos alunos e professores, a FLIM atraiu nesses dias todo tipo de fã de literatura e também gente simples, do povo, interessada em ver o que o espaço oferecia. Um exemplo João Paulo de Souza, que é cadeirante e fez questão de assistir ao Circo a Céu Aberto.

“Tudo que diverte a gente é bom, como é bom também voltar a ser criança. O circo faz isso com a gente”, afirmou João Paulo.  Havia também gente do outro lado, vivendo a experiência de dar os primeiros autógrafos em um livro, ainda que coletivo. A professora Andréa Santiago participou da coletânea batizada de “Alfabetizar É…Amar com Letras”, que também é o nome de um projeto que integra com outras 16 professoras, todas da rede municipal de Niterói. “Nós já tínhamos estado na Bienal do Livro, em setembro, e hoje vim representar o grupo. Foi só uma participação, mas tenho vontade de escrever um livro só meu. Quem sabe no futuro?!”, projeta ela.