A ilustradora, figurinista e especialista em literatura infantil e juvenil Anielizabeth apresentou para alunos e professores da rede municipal de ensino uma palestra sob o tema “Ilustração: As fases da construção de um sonho” na Tenda Café Literário na 3º edição da Festa Literária de Maricá (FLIM), montada na Praça Orlando de Barros Pimentel.

A palestrante contou sua trajetória e utilizou o livro “O Casaco”, da escritora Sônia Rosa, e ilustrado pela própria Anielizabeth, para mostrar ao público um pouco do seu trabalho e da sua transição do mundo da moda para o universo infantil. “Embora não pareça, o trabalho de figurinista e de ilustradora caminham muito juntos”, afirmou. “Em minha palestra eu busco sempre desmistificar que a habilidade de desenhar é um dom divino, que você nasce com ele, e busco mostrar que desenhar é algo que você aprende como qualquer outra coisa na vida. Você aprende a desenhar da mesma forma que você aprende a escrever, a andar de bicicleta ou aprender a dirigir. É uma questão de praticar”, frisou.

Durante o evento, os alunos atentos e curiosos, prestavam atenção em cada explicação de Anielizabeth, que soube aproveitar o interesse das crianças para fazer algumas provocações a respeito da habilidade de cada um para a arte da ilustração. “Quando eu me interessei pela ilustração eu estava próxima do final da faculdade de moda e eu era uma aluna muito medíocre de desenho. Nunca me enquadrei no desenho de moda como as pessoas entendem esse tipo de desenho e por isso nunca me imaginei ilustradora”, confidenciou a ilustradora.

Para a professora Ana Paula Cunha, da Escola Municipal Benvindo Taques Horta, a palestra serviu principalmente para estimular os alunos ao exercício de uma nova habilidade e futuramente de uma profissão. “Esse tipo de evento é muito bom para nossos alunos, pois desperta neles uma nova profissão que inicialmente achamos que é simples, mas que com dedicação pode florescer e no futuro servir como um incentivo na vida deles”, afirmou Ana Paula.

“Achei muito legal a palestra, principalmente porque eu adoro desenhar”, disse a estudante Jamile Rangel, de 9 anos. “A palestra foi muito legal e muito inspiradora”, afirmou o aluno Willian Ferreira, de 10 anos. “Eu adoro desenhar criaturas e agora vou praticar mais ainda para desenhar cada vez melhor”, finalizou Willian.

A FLIM continua na cidade até 07/11 e, durante todos os dias, sempre com início às 10h, terá atrações como música, contação de histórias, apresentação de danças, capoeira, show de mágica, palestras e oficinas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here