Foto: Clarildo Menezes

Agentes das secretarias de Segurança Pública, Ordem Pública e Trânsito e de Obras de Maricá, junto com a Coordenadoria de Obras Irregulares, retornaram a Itaipuaçu nesta quarta-feira (25/10) para retirar cercas instaladas irregularmente às margens do Canal da Costa, na extensão da Rua Antônio Marques Mathias (antiga Rua 36). As equipes removeram moirões e peças de arame farpado no trecho entre a Avenida Zumbi dos Palmares e a Rua Professor Cardoso de Menezes. Todo o material recolhido foi levado para a área onde fica a sede da Secretaria de Obras, no Caxito. Na semana passada, as equipes realizaram a mesma ação na Rua 37 após denúncias de ocupação irregular.

Em uma das áreas fiscalizadas, havia uma baia para abrigar um cavalo de um dos moradores, que recebeu um auto de intimação para retirar a instalação até a próxima semana. Nos locais onde havia plantações ornamentais ou de hortaliças, nada foi alterado e apenas as cercas foram retiradas, como era o objetivo da ação. Moradores conversaram com a equipe e disseram que alguns deles apenas cuidam das áreas com o plantio e o corte da vegetação.

“Nós reconhecemos o cuidado que alguns moradores dedicam aos espaços e eles têm o nosso apoio. Nossa questão diz respeito às cercas, que sempre dão uma ideia de ocupação em áreas que são públicas, e nossa tarefa é justamente coibir essas ocupações que são irregulares. As ações vão continuar”, garantiu a chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública, Anuciana dos Santos, uma das coordenadoras da ação. Os moradores também apoiaram a intervenção. “É bom não deixarem ocupar mesmo para que isso não se transforme numa habitação sem condições ideais”, afirmou um morador da localidade há 8 anos e que preferiu não se identificar.

Na última sexta-feira (20/10), uma cerca no entorno de um terreno às margens do Canal da Costa, em Itaipuaçu, também foi removida pela equipe. Denúncias de moradores do Jardim Atlântico relataram que as peças metálicas sustentadas em moirões de madeira estavam num trecho da Rua 37, próximo à praia, entre as ruas Douglas Marques Rienti (antiga 83) e 105. No local, havia até uma placa informando que a área de proteção ambiental era uma ‘propriedade particular’.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here