Foto: Kelly Rodrigues

A ação social do CRAS Itinerante realizado no sábado (07/10) na E.M. Amanda Pena de Azevedo Soares, no Bananal, atendeu 377 moradores. “Esta ação traz serviços que os moradores da região não conhecem. Além de promover a união entre a comunidade e a escola”, contou a diretora da escola Claudia Peres. A ação contou com a parceria da ONG Culturando Já, que desenvolveu atividades sobre a cultura da pré-história com pinturas rupestres (figuras de representações pré-históricas) e exposição com acervo pertencente ao Museu Nacional, com espécimes da fauna da Mata Atlântica e de organismos marinhos e apoio da equipe da E.M. Reginaldo Domingues dos Santos, de Ponta Negra.

Os moradores tiveram acesso às orientações das equipes do Cadastro Único (que alimenta o cadastro do programa Bolsa Família), aos técnicos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e à equipe do Serviço Especializado e Abordagem Social (SEAS) que juntos realizaram 48 atendimentos. No Acolhimento Social foram 19 pessoas atendimentos.

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Região Oceânica realizou 25 inscrições entre oficinas geradoras de renda e para as atividades de grupos. Cerca 22 casais aproveitaram o momento para se inscreverem no projeto de Casamento Comunitário, com vistas a oficializarem a união. A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) interagiu com as crianças que compareceram junto aos seus responsáveis, com atividades recreativas e os mais diversos brinquedos educativos.

Através da Secretaria de Trabalho, o Sistema Nacional de Emprego (SINE) obteve 07 agendamentos para fazer a carteira de trabalho. A equipe da Secretaria de Cultura levou um mágico que animou a criançada. Ainda na ação, os moradores tiveram acesso aos serviços gratuitos de corte de cabelo, manicure e designer de sobrancelhas, além de adquirirem roupas do bazar social.

A Guarda Municipal apresentou o novo projeto de cães de guarda do Grupamento de Cães da Secretaria de Segurança. O canil deverá ser implantado no bairro do Bananal.

Antonieta Amélia, de 31 anos, aproveitou a ação para atualizar o Bolsa Família e incluir meu filho de 15 anos no programa “Pró Jovem”. “Estou achando bom o evento, pois estão atendendo a gente tão bem. Já faço tudo que tinha que fazer durante um dia semana, em um sábado só.” Disse Antonieta.

A radialista Iane de Lima, de 42 anos, foi atualizar os benefícios e agendar a carteira de trabalho do filho. “Acho muito importante esta ação que além de nos apresentar o que a Prefeitura oferece, nós estamos socializando com o pessoal da comunidade.” Contou Iana. Jorge Roberto de Oliveira, de 54 anos, levou a sobrinha para se cadastrar no banco de vagas de trabalho do SINE. A pernambucana, Iris Balbino da Silva, de 25 anos, está morando há um mês em Maricá e adorou a iniciativa. “Nunca vi algo nem parecido como esta ação na minha cidade. Meus filhos estão tentando se adaptar ao ensino municipal que é maravilhoso.” Elogiou. “Vim pedir transferência do programa Bolsa Família e aproveitei para me embelezar” finalizou.

Foto: Kelly Rodrigues