Foto: Elsson Campos

Crianças que visitaram o Posto de Saúde Central de Maricá, no Centro, nesta quarta-feira (11/10), tiveram uma grande surpresa. Os pequenos foram recebidos por princesas, super-heróis e muitos outros personagens do mundo infantil. Carinhosamente chamada de “Proporcionando Sonhos” a ação, que faz parte das comemorações da Prefeitura pelo dia as crianças, foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde e contou com a parceria das pastas de Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, entre outras.

A festa teve ainda guloseimas, brinquedos, brincadeiras e muita música. A equipe do Posto Central se dedicou em levar muita alegria para quem passava pela unidade de saúde. “Estamos aqui hoje comemorando o dia das crianças e proporcionando sonhos”, afirmou a enfermeira Fernanda Nanci, coordenadora do Posto de Saúde Central, que estava caracterizada de Alice do país das Maravilhas. “Médicos, enfermeiros e toda a nossa equipe estão caracterizados de princesas e super-heróis, pois nosso objetivo é fazer desse dia um dia mágico e proporcionar a essas crianças e aos pais um dia diferente, um dia feliz”, explicou. “Quem teve atendimento hoje viu o seu médico ou o seu enfermeiro vestido de personagens bastantes conhecidos do mundo infantil e por isso se tornou comum, em cada atendimento, ver crianças com os olhinhos brilhando cada vez que eu abria a porta do consultório”, contou a pediatra Verônica Guiton, fantasiada de Bela da história infantil A Bela e a Fera. “Ver a alegria de cada criança não tem preço”, frisou a pediatra.

A pequena Maria Clara, de apenas 5 anos, e que estava vestida como a Mulher Maravilha disse que gostou e aprovou a brincadeira. “Estou gostando muito, já vi a Frozen e o Homem-Aranha”, contou a pequena. A dona de casa Amanda Xavier, moradora das Pedreiras e mãe da pequena Luna Xavier, de um ano e dois meses, também aprovou. “Está tudo muito legal. É uma ótima oportunidade para que as crianças tenham contato com os personagens que elas veem na televisão e também tirar um pouco o medo que as crianças têm de hospital e de tomar vacina”, explicou Amanda. Mariana Muniz, mãe da Agatha Muniz, de 5 anos, e moradora do bairro da Amizade, achou tudo uma maravilha. “Essa festa agradou totalmente as crianças e agradou a nós, os pais em 100%”, afirmou Mariana.

Anselmo Costa Cardoso, coordenador administrativo do Posto Central, afirmou que o foco maior é as crianças carentes que precisam de atendimento. “Nossa ideia com essa iniciativa é proporcionar para essas crianças um dia de diversão que normalmente elas não encontram neste ambiente”, explicou. “Principalmente as crianças mais carentes que geralmente não tem ou tem pouco acesso a esse tipo de atividade. Nossa meta era levar um pouco de alegria para essas crianças e acredito que conseguimos”, finalizou.

Foto: Elsson Campos