A palestra teve como tema “Tempo é Músculo, Tempo é Vida”. Foto: Elsson Campos

Profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Maricá assistiram no último sábado (30/09) a uma palestra sobre como cuidar de casos de infarto agudo do miocárdio, ministrada pelo coordenador da unidade cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia, Stephan Lachtermacher. Sob o tema “Tempo é Músculo, Tempo é Vida”, o cardiologista, que também é instrutor da American Heart Association, deu exemplos de situações reais que mostravam como identificar os sinais de pacientes com a cardiopatia e qual a maneira correta de proceder de acordo com cada caso.

Para ilustrar os exemplos mostrados, Stephan exibiu imagens de eletrocardiogramas e levou um boneco para simular uma massagem cardíaca num paciente infartado.  Outro ponto importante da explanação disse respeito ao uso da medicação adequada de acordo com a gravidade. Para o coordenador da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria de Saúde, Leandro Santos, foram passadas informações importantes que podem salvar vidas. “Vimos casos clínicos que ajudaram a identificar cada situação para oferecer o atendimento correto, além ter informação sobre os novos medicamentos antitrombolísticos e sua ministração”, disse o farmacêutico.

Palestra foi ministrada para os profissionais que atuam na rede municipal de saúde de Maricá. Foto: Elsson Campos.
O coordenador da unidade cardiovascular do Instituto Nacional de Cardiologia foi o palestrante. Foto: Elsson Campos