Projeto foi apresentado no sábado (16/09) aos moradores de Inoã (foto) e Itaipuaçu - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura realizou no último sábado (16/09), nos residenciais Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, e Carlos Marighella, em Itaipuaçu, a apresentação das equipes que compõem o Comitê de Defesa dos Bairros (CDB) dos respectivos condomínios. Trata-se de um projeto da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, que tem como principal objetivo estabelecer um contato mais direto entre o governo e os moradores dos dois condomínios. Dentro do projeto há duas equipes de jovens, uma para cada um dos condomínios, que ficarão responsáveis por divulgar as ações da Prefeitura e levar as demandas dos moradores para conhecimento e possível solução do governo municipal.

“Recebemos a missão do prefeito Fabiano Horta para que viéssemos aqui e para que de fato escutássemos a vontade e o desejo de cada morador”, afirmou João Carlos (Birigu), secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher. “E por isso aqui estamos lançando hoje um programa chamado CDB e que vai ser responsável por gerar diagnósticos precisos das demandas da população que aqui reside”, frisou Birigu.

Durante a ação foi explicada a função do CDB, que a partir desta segunda-feira (18/09), passa a ter uma relação direta de convivência com os moradores, tendo como principal função recolher informações importantes como necessidades ligadas à segurança pública, saúde, mobilidade urbana, entre outras, e levar essas informações para conhecimento da Prefeitura que buscará atender cada uma das reivindicações. Durante a ação de Inoã estiveram presentes o coordenador municipal do Programa Minha Casa Minha Vida, Max Aguiar; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; o secretário de Comunicação, Ciência e Tecnologia, Sérgio Mesquita; a secretária de Politicas para a Terceira Idade, Lezirée Figueiredo; o coordenador do CDB, pastor Oliver Goiano e a primeira dama Rosana Horta, representando o prefeito Fabiano Horta.

“Estamos implantando uma atividade que faz parte de um programa revolucionário. O prefeito está dando autonomia para que esses jovens passem a fazer politicas públicas e desenvolvam um trabalho para Maricá e, principalmente, para os condomínios do Minha Casa e Minha vida”, afirmou o coordenador Max Aguiar. “Vamos criar a partir daqui um diagnóstico de serviços, no qual a Prefeitura atuará com mais velocidade e mais ação às necessidades da população”, completou. “Quero pedir a todos vocês que abram as portas para esses jovens, pois serão mais um apoio, que dará, com certeza, ótimos frutos. As informações que vão colher serão de grande utilidade”, finalizou Max.

“Estou aprendendo junto com vocês o que é CDB”, afirmou Lélia Ferraz, sindica do setor E do condomínio de Inoã. “Por isso, quero pedir a todos que tenham atenção especial voltada para esse projeto, pois é um muito importante e a Prefeitura está empenhada em nos ajudar”, completou. “Por favor, atendam a todos esses jovens do CDB e compreendam a importância deste projeto para nosso condomínio”, pediu a sindica.

Matheus Freitas da Silva, de 22 anos, não mora no condomínio de Inoã, mas é um dos 36 jovens que compõem a equipe do CDB e contou a razão pela qual decidiu fazer parte do projeto. “No início eu fui apresentado ao projeto, onde cada agente de bairro trabalharia dentro do seu próprio bairro fazendo o levantamento das necessidades. Agora começamos uma nova fase nos dois condomínios”, explicou Matheus. “Temos a missão de divulgar com verdade e clareza a necessidade de cada indivíduo e do bairro de uma forma geral e direta para o prefeito. Nosso trabalho será feito de segunda a sexta, dividido em dois turnos, o primeiro das 10h às 15h e o segundo das 15h às 20h, pois o objetivo é alcançar o maior número possível de moradores. Também vamos fazer mutirões nos fins de semana para alcançar toda a população”, concluiu.