Objetivo é interlocução com adolescentes e jovens para falar de assuntos como bullying e drogas - Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira (11/09), no CAIC Elomir Silva (São José do Imbassaí), a primeira reunião do programa “Papo de Responsa” nas escolas da rede municipal. O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e a Polícia Civil, através da Delegacia de Combate as Drogas. Os diretores e professores das escolas que possuem nono ano participaram da roda de conversa explicativa sobre as atividades que serão desenvolvidas nas unidades.

O programa tem como objetivo a interlocução com adolescentes e jovens através de rodas de conversas que abordarão temas como o bullying, cultura da paz, drogas, entre outros. Entre as diretoras presentes, Allini Guimarães, da EM Osdevaldo da Matta, em Santa Paula, festejou a iniciativa. “Hoje tive o privilégio de participar desse encontro mais que especial, que encheu meu coração de esperança. Realmente acredito que o caminho seja esse, a reflexão. Nossos jovens precisam ser “provocados” a todo tempo, para serem levados a uma prática reflexiva constante”, destacou.

“Esse programa busca melhorar a relação dos nossos jovens dentro e fora da escola e minimizar um pouco essas questões de violência na adolescência”, afirma o inspetor Luiz Cláudio, que além de policial civil é também formado em Sociologia. “Essa é uma proposta de revolução, precisamos mudar a nossa sociedade senão todos nós perderemos”, acrescenta.

Há quatro anos sendo desenvolvido pela Polícia Civil, o Programa Papo de Responsa atenderá em Maricá, ainda em 2017, 750 alunos da rede municipal. “Quero agradecer a presença de cada diretor e de cada professor que compareceu a essa reunião de sensibilização desse programa tão importante para os nossos jovens. O Papo de Responsa deve ser visto através da dificuldade do dia a dia, para tentarmos no coletivo debater sobre os temas de violência, Bullyng, vulnerabilidade que se encontra maior no nono ano e demais. Não desistiremos dos nossos jovens”, finalizou Victor Hugo Neves, coordenador de Educação Básica.