Secretária de Habitação conversou com moradores para regularização dos imóveis - Foto: Katito Carvalho

Uma reunião com moradores na noite desta terça-feira (12/09) deu início ao processo de regularização fundiária das duas quadras finais do bairro Marquês, cujo loteamento teve início ainda nos anos 1980. A equipe da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos de Maricá promoveu o encontro na casa de uma moradora, na Rua Barão de Drummond, para esclarecer como vai funcionar a tramitação na Prefeitura e qual é a documentação necessária para o andamento. De acordo com o órgão, as primeiras visitas de topógrafos às residências para a medição dos perímetros estão previstas para esta quarta-feira (13/09).

De acordo com a secretária Rita Rocha, outras áreas do bairro já passaram por regularização na gestão anterior, mas que o processo relativo a esses dois locais próximos à encosta teve suas etapas interrompidas. “Originalmente, essas quadras constavam como praças que foram sendo loteadas aos poucos. Há aproximadamente 40 famílias morando aqui há cerca de três décadas”, informou Rita, que explicou aos moradores a necessidade de toda a documentação estar correta para que a tramitação dos processos se prolongue o menos possível. Um pequeno panfleto foi distribuído com a lista completa dos itens que devem ser apresentados.

Após o encontro, os moradores se mostraram otimistas e também ansiosos para ter o documento de posse definitiva de suas casas. “Logo que vim para cá, há uns 20 anos, tentei resolver essa documentação lá na Prefeitura mas a coisa não andou. Criei meus três filhos aqui e seria muito bom ter tudo isso acertado logo”, afirmou a dona de casa Creusa Maria dos Santos, de 46 anos, que mora na casa onde a reunião foi realizada. Seu vizinho, o lavrador Jorge Antunes de Lima, que tem 62 anos e vive há 12 na localidade, também saiu esperançoso dali. “Acho que agora vamos resolver isso, para eu e minha esposa ficarmos mais tranquilos”, acredita.