Marcos Camara apresentou aos alunos do curso técnico de Edificações projetos do município - Foto: Clarildo Menezes

Sob o tema “Percursos da Integração com a cidade de Maricá a partir da perspectiva do Técnico em Edificações”, a Prefeitura, através das secretarias de Obras e de Habitação e Assentamentos Humanos, participou na manhã desta terça-feira (05/09) da Conferência de abertura do projeto “INTEGRAIFF”, do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Maricá, realizado no Cine Henfil, no Centro. O evento foi direcionado para professores e alunos de todas as turmas do curso Técnico de Edificações oferecido pelo Instituto.

“É muito importante poder conversar e debater um pouco com os alunos do IFF que estão se formando ou iniciando o curso de Técnicos de Edificações”, afirmou o secretário de Obras, Marcos Camara. “No futuro esses alunos serão profissionais e provavelmente estarão se inserindo no programa de obras que está acontecendo no município e por isso hoje nós tentamos mostrar aqui as obras e os projetos que estão acontecendo em Maricá”, completou. “É necessário destacar a importância da formação destes técnicos para a continuidade do crescimento que Maricá vem tomando e ressaltar como é importante a presença do Técnico de Edificações em todas essas ações”, concluiu o secretário.

“Eu estou muito feliz, pois eu adoro participar deste tipo de projeto e é incrível poder fazer parte deste processo de formação dos alunos”, afirmou Rita Rocha, secretária de Habitação e Assentamentos Humanos. “Eu quis aqui ampliar um pouco o leque apresentado para os alunos do IFF apresentando quais são as competências da Secretaria de Habitação e quais as outras possibilidades que nós ainda não exploramos com relação incorporação na formação dos alunos”, explicou. “Refiro-me a questão da produção de habitação de interesse social e também relacionada a outro eixo de atividades, que é muito importante na habitação e que diz respeito a regularização urbanística e fundiária”, completou. “Poder passar esse conhecimento para os alunos é muito importante porque são processos que tem tudo a ver com a área de atuação dos técnicos da Construção Civil, pois é um campo de atuação bastante amplo”, disse Rita.

Organizado pelo IFF, com apoio da Prefeitura, o projeto “INTEGRAIF” faz parte da matriz curricular do Instituto e acontece em suas treze unidades. O objetivo é pensar um curso que unifique suas duas vertentes: formação técnica profissional e formação propedêutica. De acordo com a diretora geral do IFF de Maricá, Regiane Costa, a ideia de um projeto integrador é mostrar que os saberes precisam dialogar e neste sentido, essa disciplina permite que os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano escolham qual área e qual o projeto eles querem desenvolver e a partir dai é criada uma turma multisseriada. “Os temas são sempre assuntos que tenham a ver com as demandas da sociedade”, contou.

“A parceria com a Prefeitura de Maricá nos ajuda a casar esses temas. Nós estamos em Maricá, então nós precisamos dialogar com as questões da cidade, com aquilo que o município deseja fazer para o seu próprio crescimento, para sua própria produção e o dialogo com a Prefeitura neste contesto é fundamental”, frisou Regiane. “Atualmente o instituto em Maricá só tem um curso que é o de Edificações, então neste contexto identificamos quais secretarias dialogam mais com o nosso eixo formativo e por isso fizemos o convite aos secretários de Obras e de Habitação, que inclusive já atuam conosco em outras iniciativas”, explicou. “Nossa comissão organizadora entendeu que, por ser um projeto integrador, seria importante garantir uma mesa que tivesse a discussão da educação profissional pensando no Curso de Edificações”, finalizou a diretora.