Foram disponibilizadas 70 mudas nativas para os moradores do Bairro da Amizade - Foto: Katito Carvalho

Cerca de 70 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Aroeira (Schinus terebinthifolius), Ipê Amarelo (Tabebuia alba), Guararema (Gallesia integrifolia), Jenipapeiro (Genipa americana), Pau Ferro (Astronium graveolens) e Castanheira da Praia (Bombacopsis glabra) foram doadas no campo do Bairro Amizade, nesta quinta-feira (31/08). A iniciativa faz parte do “Projeto Maricá + Verde Visita Seu Bairro”, realizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cidade Sustentável.

De acordo com Luís Antônio de Martins Ramos, fomentador da ação e responsável pelo Viveiro Florestal Municipal, a atividade gera um importante intercâmbio entre a administração pública e a população. “Além de conscientizar as pessoas, acabamos aprendendo com elas também. Muitos que chegam aqui nos falam sobre seus bairros e nos passam conhecimentos valiosos”, contou Luís Antônio.

O comerciante Alessandro Pereira Mendonça, de 33 anos, levou para casa três mudas da Castanheira da Praia. “Já peguei mudas no projeto antes, hoje elas estão indo muito bem. Como gostei do resultado, estou aproveitando a oportunidade novamente. É muito importante que os moradores tenham esse incentivo para preservar a natureza”, disse Alessandro.

Segundo Luís Antônio, a planta se adapta muito bem em Maricá e tem uma castanha que é comestível. “Estamos fazendo questão de passar essa ideia para as pessoas, elas podem colher e assar a castanha, que eu chego a dizer que é mais gostosa que amendoim”, afirmou.

Moradora de Niterói, a nutricionista Marina Brito, de 27 anos, elogiou a iniciativa. “Trabalho aqui em Maricá, e esta é a primeira vez que vejo uma ação como esta. Achei muito interessante. Tenho um quintal grande em casa com árvores frutíferas e plantas, agora estou levando um Ipê Amarelo para plantar lá”, contou.

Toda quinta-feira, o “Projeto Maricá + Verde Visita Seu Bairro” recebe as mudas fornecidas pelo Viveiro Municipal para doação em diferentes localidades. Além disso, o programa também é responsável pelo plantio em áreas degradadas e terrenos afins.

Já foram realizados plantios em Guaratiba, Ponte Preta, Cordeirinho e Manu Manuela. A próxima intervenção, ainda sem data definida, acontecerá no Silvado, através de um convênio com a CEDAE. “Faremos um grande plantio em uma área de reparação de nascente. E este é o nosso principal objetivo, plantar para ajudar a recuperar o meio ambiente”, finalizou Luís Antônio.