Evento reuniu participantes de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim - Foto: Fernando Silva

A Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda (Assefaz) foi palco, no último fim de semana (26 e 27/08), da 1ª Conferência Regional de Vigilância em Saúde – Metropolitana II, que engloba os municípios de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e Silva Jardim. O evento, realizado pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, contou com palestras e um amplo espaço de debates entre delegados e conselheiros, que discutiram e propuseram medidas referentes às vigilâncias: ambiental, sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador.

Com um total de 175 participantes, o encontro já pode ser considerado um marco na história da cidade. “Esta conferência é a soma de muitos atores. Daqui estão saindo propostas que serão levadas a nível nacional, e Maricá está sendo visto como um município que tem voz”, afirmou a secretária de Saúde, Simone Costa.

Diante do tema “Política Nacional de Vigilância em Saúde e o Fortalecimento do SUS como Direito à Proteção e Promoção da Saúde do Povo Brasileiro”, foram discutidos quatro sub eixos: “O lugar da vigilância em saúde no SUS”; “Responsabilidade do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde”; “Saberes, práticas, processos de trabalhos e tecnologias na Vigilância em Saúde”; e “Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniquidades sociais”.

De acordo com o integrante do Conselho de Saúde de Niterói, Cláudio José de Oliveira, a reunião serviu para fortalecer a luta de todos os municípios, no sentido de buscar melhorias para o setor de saúde da região metropolitana II. “Para mim, particularmente, foram dois dias de muito aprendizado, onde posso avaliar que muitas propostas darão frutos, se forem acatadas nas próximas etapas”, revelou Cláudio.

Um dos pontos de destaque nas propostas que seguiram para a Conferência Estadual do Rio de Janeiro, marcada para 6 e 7 de outubro, foi a criação de um Centro de Zoonoses e de um Crematório Regional. “Ter um centro de zoonoses e um crematório regionais, com a retaguarda do Estado e do Governo Federal, é uma necessidade que foi apresentada como unanimidade por todos os municípios”, contou a secretária Simone.

Segundo a Conselheira Municipal Suplente da Metropolitana II, Marinete de Paula, sete municípios pedindo para o Estado tem muito mais valência do que um município só. “Esperamos que as propostas que estão saindo daqui ajudem a construir uma vigilância melhor para os municípios e para os estados”, disse Marinete.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) acontecerá entre os dias 21 e 24 de novembro, em Brasília.