Memorial Padre Manuel com desenho de uma cruz inaugurado em frente a igreja matriz no Centro - Foto: Fernando Silva

A Prefeitura de Maricá, através da Secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, lançou na tarde desta sexta-feira (11/08), o projeto “Maricá em Flores”. Na ocasião foi realizada a inauguração do Memorial Padre Manuel construído na antiga praça que fica em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, no Centro. Com a homenagem, a partir de agora o local é um lindo e florido jardim que leva o nome do pároco, que durante 26 anos atuou na Diocese de Maricá e, entre seus feitos está a construção do espaço Sal da Terra, anexo a igreja, além de capelas em diferentes lugares da cidade.

Estiverem presentes na cerimonia de inauguração o prefeito Fabiano Horta acompanhado da primeira dama Rosana Horta; o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino; membros da paróquia Nossa Senhora do Amparo, entre eles o padre Ademar Pimenta que abençoou o Memorial; e demais autoridades municipais. A obra, que foi realizada em parceria com a Secretaria de Conservação, é apenas a primeira de muitas que estão por vir. De acordo com as secretarias, está prevista até o final do ano uma robusta ação de revitalização na entrada do município.

“Quero saudar toda a comunidade de Maricá, mas em especial a comunidade católica que veio aqui hoje para prestigiar esse ato público de uma cidade que inaugura um jardim. Mas que junto a isso carrega um simbolismo muito grande”, afirmou o prefeito. “Hoje esse espaço deixa de ser uma simples praça e vira um Memorial que saúda e celebra uma figura importante da comunidade católica de Maricá. É um espaço de todos, mas é também um jardim que foi feito e será cultivado como uma continuação da escadaria da igreja Matriz”, explicou. “É preciso ter asfalto, é preciso que se tenha iluminação, mas é preciso ter flores, plantas embelezando a cidade, e dando ao município um tom de presença de meio ambiente”, concluiu Fabiano.

“Nós precisamos construir um mundo marcado na alegria. Um mundo no qual cada ser humano saiba respeitar o espaço do outro”, afirmou o padre Ademar Pimenta. “É uma alegria a inauguração dessa praça que vai deixar Maricá mais florida. Nasce aqui uma cultura, não só de embelezar a cidade mas ao mesmo tempo de ajudar a cultivar e cuidar da cidade. Essa tarefa é de cada um de nos”, frisou. “Em memoria ao padre Manuel, vindo de Portugal e que dedicou sua ida aqui em Maricá, para nós essa tarde é de agradecimento a iniciativa do prefeito e de toda sua equipe. Só tenho três anos de casa, mas me sinto como se já fossem 10 anos”, finalizou o padre.

O secretário Júlio Carolino falou sobre o lançamento da iniciativa. “É um momento muito importante que estou vivendo hoje, pois inicio um projeto que o prefeito nos confiou para que nós possamos florir toda a cidade de Maricá, além dessa homenagem a comunidade católica, que sugeriu o nome do padre Manuel para ser dado a esse Memorial”, afirmou. “Que o projeto “Marica em Flores” permita que cada um aqui adote uma flor dessas, para que nós possamos cuidar desse espaço com todo carinho”, acrescentou Júlio Carolino.

Moradora de Araçatiba, a dona de casa Nely Pereira aprovou o novo espaço. “Ficou tudo muito lindo, essa iniciativa é muito boa e Maricá mais bonita significa mais turistas. Maricá merece!”, afirmou. A Irmã Maria Luzia, do Instituto Nossa Senhora do Bom Conselho, e que mora em Maricá há 38 anos ficou bastante emocionada com a homenagem. “É um marco muito importante essa homenagem que a prefeitura está fazendo ao padre Manuel, que realmente se dedicou por muitos anos aqui pela paróquia”, afirmou Irmã Maria. “Essa iniciativa vem unir não só a igreja católica, mas todo o município, pois todos que passarem por aqui vão ver esse memorial em homenagem a ele e ao mesmo tempo embelezando a frente da nossa igreja e a nossa cidade”, frisou.

Há duas curiosidades sobre o projeto “Maricá em Flores”. A primeira se refere as flores que compõem a ornamentação, pois para garantir uma maior durabilidade não são produzidas em estufas e a outra é que todos os materiais utilizados são reciclados em projetos de jardinagem.