Encontro, com profissionais da rede socioassistencial, aconteceu no CIEP 259, no Centro - Foto: Divulgação

A coordenadora de Orientação Pedagógica e Educacional, Flavia Monteiro, apresentou o Plano Municipal de Educação (PME) de Maricá nesta quarta-feira (02/08), no Fórum “Tecendo a Rede”. O encontro aconteceu no CIEP Professora Maria do Amparo Rangel e Souza (CIEP-259), no Centro, às 10h, e contou com a presença de todos os profissionais da rede socioassistencial, bem como das instituições da área e de representantes da sociedade civil. Com o objetivo de uma maior divulgação dos serviços oferecidos pelas demais secretarias, foi combinado que serão apresentados os respectivos planos municipais nos próximos fóruns.

Flavia iniciou a palestra citando o escritor e professor Peter Drucker: “O planejamento não diz respeito a decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. A coordenadora contou que o plano de educação deve ser seguido por todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares. “O Plano Decenal serve como garantia da continuidade de execução, mesmo que se mude a gestão e sua equipe”, afirmou. Flavia informou que o PME é construído de acordo com uma consulta dos Planos Nacional (PNE) e Estadual (PEE). Foi através da I° Conferência Municipal de Educação de Maricá (em 2015), com ampla participação de representantes da área, instituições e sociedade civil, aprovaram, democraticamente, as 20 metas do PME (2015-2025).

Durante a apresentação foram debatidas questões sobre acessibilidade nas escolas, não só na estrutura física, mas também com reforços de profissionais especializados e conteúdo didático específico. A psicóloga e coordenadora da Equoterapia, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Fabíola Madeira, informou que há casos que não há laudo de deficiência, mas a criança é superdotada e não consegue se adaptar ao ensino regular de uma escola. “Este paciente (do caso relatado) era atendido pelo Sarem. O QI desta criança era além do normal e não conseguia acompanhar a turma regular da escola”, descreveu. “Ela chegou a ser convidada pela coordenadora da turma de habilidades especais para participar da oficina para crianças de alta habilidade na Universidade Federal Fluminense”, contou. Flávia afirmou que toda a rede de ensino tem orientadores educacionais e pedagógicos, além de psicólogos, mas afirma que precisa e conta com a ajuda dos profissionais da rede capacitados para este tipo de atendimento diferenciado para cada aluno.

Foi proposto pela Coordenadora do Fórum, Dolores Gobbi, que, depois de todos tomarem conhecimento dos serviços oferecidos se organize um plano para que sejam potencializados os projetos e equipes já existentes no município de forma a não haver superposição de serviços e custos. “O importante é se trabalhar em rede e nunca esquecer a contra referência aos equipamentos que estão atendendo o tal usuário”, declarou a subsecretária de Assistência Social, Laura Costa.

Em seguida foram passados informes sobre o projeto “Enquanto o Bebê não Chega”, no qual estão previstas visitas guiadas na maternidade do Hospital Conde Modesto Leal para gestantes que participam de grupos em Maricá. A ação faz parte da Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e gerenciada pela assessoria de Humanização da Secretaria Municipal de Saúde. O Rotary Club Maricá também iniciará um projeto para gestantes, no qual terão encontros quinzenais, entregas de apostilas sobre amamentações e outras informações, cuja implantação será oficializada no dia 20 de setembro, às 20h, na sede do Rotary.

No final foi lida uma moção de repúdio que os membros do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (Comdef) publicaram no JOM, para o Grupo de Trabalho do “Banco Unificado de Dados” formado no fórum “Tecendo a Rede”, pois supostamente organizaram o projeto sem divulgação. Em seguida, Alan Christi, também membro do grupo de trabalho, fez a leitura de uma carta resposta ao repúdio que foi aprovada por unanimidade. No próximo Fórum (ainda será marcado data, hora e local) será feito, novamente, a leitura da moção de repúdio publicado no JOM e da carta resposta e serão recolhidas mais assinaturas dos que não estavam presentes nesta reunião.