Foram discutidos o gerenciamento dos recursos hídricos e a implantação do Porto de Jaconé - Foto: Raphael Costa

Na última quarta-feira (26/07) a Sede de Conservação do Espraiado foi o local escolhido para a primeira reunião do Subcomitê das Lagoas de Saquarema, Jaconé e Jacarepiá. Os comitês e subcomitês são compostos por representantes do poder público, sociedade civil e usuários de água. Através deste subcomitê, Maricá busca uma maior integração com a gestão municipal de Saquarema, que também está inserido na respectiva bacia hidrográfica.

Durante a reunião foram discutidos assuntos como o gerenciamento dos recursos hídricos de forma integrada e descentralizada, com a participação da sociedade, além do calendário das próximas reuniões, apresentação da Unidade de Conservação de Maricá e a discussão sobre a implantação do Porto de Jaconé, em Maricá.

“As decisões tomadas influenciam na melhoria da qualidade de vida da região e no desenvolvimento sustentável da bacia hidrográfica, no caso de Maricá, a região de Jaconé”, ressaltou o gestor da unidade de conservação, Leandro Guerra.

A reunião contou com a participação do secretário de Urbanismo Adyr Motta, do coordenador de Saneamento e presidente do subcomitê, Irinaldo Cabral, representantes da Associação Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos, representantes da Associação de moradores do Marquês e do Espraiado, além do gestor da unidade Leandro Guerra.