A equipe da Secretaria de Habitação e Assentamentos Humanos se reuniu, na última quinta-feira (13/07) com a Coordenadoria de Humanização da Secretaria de Saúde para tratar de programas que beneficiem portadores de necessidades especiais. Durante a reunião, realizada no Cinema Público Municipal Henfil, foram discutidos projetos e parcerias – inter setoriais e público-privadas – que possam beneficiar diretamente a população com algum tipo de deficiência. Segundo dados do último censo do IBGE existiam em em Maricá 31.276 pessoas portadoras de alguma deficiência quando o levantamento foi feito, em 2010. De lá para cá, dada a alta taxa de crescimento no município, o número certamente é maior. No universo de 2010, a grande maioria possuia deficiência visual: 56,1%. Já as com deficiência auditiva correspondiam a 15,8%. Os com deficiência mental ou intelectual somavam 4,2% e aproximadamente 24% possuiam deficiência motora.

Neste último grupo encontra-se o morador Maricá Israel Santos, que participou da reunião e descreveu as dificuldades enfrentadas com relação à mobilidade no município. Segundo ele, muitas lojas não são acessíveis para a população cadeirante e possuem difícil acesso até mesmo para idosos que possuem mobilidade reduzida. Como resposta, a secretária de Habitação e Assentamentos Humanos, Rita Rocha, informou a existência do projeto Reforma Inclusiva. “O projeto é desenvolvido dentro do programa de melhoria habitacional municipal Reformar”, disse. A secretaria fará, nas próximas semanas, os levantamentos necessários à realização do projeto piloto de adequação da acessibilidade na moradia de um portador de mobilidade reduzida. A indicação do morador será feita pela Coordenadoria de Humanização da Secretaria de Saúde. Presente à reunião, a primeira-dama Rosana Horta reiterou seu apoio a políticas que inclusivas. “Vamos discutir as possibilidades de avanço desse grupo tão especial da população maricaense”, afirmou.