Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas Inclusivas, iniciou nesta segunda-feira (22/08) uma oficina de confecção de laços de cabelo voltada para pessoas que desejam adquirir uma nova fonte de renda. Com carga horária de oito horas, curso foi dividido em dois dias, sendo a segunda etapa marcada para quinta-feira (25/08). As aulas acontecem no Centro de Referência de Políticas Inclusivas (CRPI), no Centro da cidade.

Entre os inscritos, estão pessoas que buscam novos conhecimentos para oferecer produtos ainda mais atrativos para os seus clientes, como a artesã Rita de Cássia Mata, de 63 anos, que participa das aulas pela segunda vez e garante que os laços são sucesso de vendas. “Minha neta levou alguns itens para mostrar na escola e voltou com uma série de encomendas. Está virando um negócio mesmo, mas independente disso, é sempre bom aprender mais”, disse a aluna, que mora no Spar.

Coordenadora do Centro de Referência, Cris Perlingeiro, conta que a oficina deste ano teve fila de espera por causa da grande procura. “Aqui, elas aprendem a fazer itens que têm muita saída por caberem no famoso sendo bom, bonito e barato. É aquela lembrancinha rápida e que agrada sempre. Temos aqui pessoas que não trabalham fora por ter de cuidar de familiares com deficiência. Assim, elas podem encontrar um meio para obter renda sem descuidar deles”, explicou.

É o caso da dona de casa Maria Alice Giesteira, que cuida da neta que tem autismo. Com o aprendizado adquirido na oficina, poderá trabalhar em casa. “É a primeira vez que participo e estou adorando aprender”, revelou.

O secretário de Políticas Inclusivas de Maricá, Clauder Peres, disse que novas oficinas em diferentes áreas estarão disponíveis no próximo ano. “Em breve, finalizaremos o planejamento para 2023. Em seguida, iniciaremos a fase recontratação dos convênios e parcerias. Assim que concluirmos, vamos divulgar o calendário para a população”, informou.