Prefeito com secretário estadual, Zeidan, vereadores e secretários na visita as obras da unidade - Foto: Fernando Silva

O secretário estadual de Saúde Luiz Antonio Teixeira Junior visitou, na manhã desta terça-feira (04/07), as obras do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José de Imbassaí. A construção está com 80% da parte física pronta. O secretário foi recebido pelo prefeito Fabiano Horta, pela deputada estadual Rosangela Zeidan e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Aldair de Linda. O objetivo da visita foi o de conhecer as instalações do novo hospital e reforçar o compromisso do governo do Estado em apoiar o município. Guiado pela coordenadora do projeto, Fernanda Spitz, Luiz Antonio Teixeira Junior visitou os centros cirúrgicos infantil e adulto, enfermarias, banheiros e refeitório e fez questão de elogiar a estrutura, a qualidade da obra e a iniciativa da Prefeitura em tornar o Che Guevara sustentável tanto do ponto de vista do consumo de energia quanto do próprio custeio.

Ortopedista de formação, o secretário observou os detalhes das instalações e fez algumas sugestões para a secretária de Saúde, Simone Costa. “Quem me conhece sabe que sou muito criterioso e essa obra realmente é de excelente qualidade técnica”, disse o secretário, reforçando a ajuda ao município. “Faço questão de ajudar o prefeito a colocar esse hospital para funcionar. O SUS é um sistema tripartite, e por isso, tem o apoio dos governo federal, estadual e municipal. No caso do estado temos a obrigação de dar apoio técnico e também co-financiar a obra”, falou.

Ainda para o secretário, Maricá está no caminho certo e a dimensão que esse hospital tem revela muito do que a cidade está se tornando, uma referência para o Estado. “Grandes obras estão vindo como o Porto e a cidade está se preparando de forma antecipada para atender a população que virá com uma saúde de qualidade. Temos um programa de apoio aos municípios com mais de R$ 2 bilhões e Maricá será contemplada. Esse hospital será um legado para 50 anos”, completou.

O prefeito Fabiano Horta agradeceu a visita do secretário e o apoio da deputada Zeidan no importante diálogo com o estado. E fez uma analogia da obra com um pré-natal e todo cuidado que se tem até o nascimento da criança. “Estamos nessa fase do pré-natal, gestando e cuidando desse filho de Maricá que é o hospital Che Guevara. Em novembro esse filho nasce, que é quando a obra será finalizada. Aí teremos outro desafio que é o de equipar toda essa estrutura”, avaliou. “Vamos escalonar o crescimento do hospital e com o estado vamos discutir as possibilidades de parceria. O secretário Luizinho tem sido muito atencioso com Maricá. Foi assim na febre amarela disponibilizando doses para cobrir a cidade quase que por completo e está sendo assim agora com o hospital”, prosseguiu. “Vamos escalonar o seu crescimento e discutir possibilidades de parcerias com o estado”, frisou o prefeito.

Já para a deputada Rosangela Zeidan a construção do Che Guevara será um avanço para toda a região. “O prefeito Fabiano Horta me solicitou essa visita do secretário e ele prontamente atendeu o pedido. O funcionamento de um hospital com esse porte não pode ser viabilizado se não tiver uma parceria com a União, com o governo federal e com o governo estadual até porque a intenção é atender toda a região”, afirmou. “São três pavilhões e o prefeito pretende colocar esse hospital para funcionar logo no inicio do ano, mas sabemos que não é fácil. Apesar disso tenho a certeza que Maricá vai sediar o maior hospital da região”, disse a deputada. Também acompanharam a visita o secretário Geral e de Governo, Renato Machado, e vereadores.