Música e comidas típicas deram o tom tradicional à festa de São João no ISSM - Foto: Divulgação

A festa junina do Instituto de Seguridade Social de Maricá (ISSM), animou a noite fria deste sábado (24/06). O Arraiá do ISSM, realizado na sede do instituto, foi animado pelo grupo “Os bravos do forró”, liderado pela sanfona de Bídy, com Marquinhos no triângulo e vocal e o Maestro Vanildo na zabumba. O repertório típico, “para não trair as nossas tradições”, segundo Bídy, agradou os convidados, entre eles a primeira dama Rosana Horta. “Agradeço a participação de todos os que estiveram aqui neste grande encontro de confraternização, assim como aos que colaboraram para a sua realização”, disse a presidente da autarquia, Janete Valladão.

“Vocês podem estar certos de que vamos fazer muita coisa juntos”, previu o secretário de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, João Carlos de Lima. Birigu, como gosta de ser chamado – “João Carlos é meu apelido, brinca” – avaliou a importância de manter os servidores aposentados no convívio com o pessoal da ativa. “Essa experiência precisa ser aproveitada pelo governo”, argumentou. “Nossa intenção é estimular a integração, aproximar e reaproximar colegas e ex-colegas de trabalho, o que é extremamente saudável para todos”, disse. “Isso contribui para melhorar a qualidade do diálogo, do debate político, fundamental, por exemplo, para a implantação de projetos como o orçamento participativo”, concluiu.

Vestida a caráter, a titular da pasta de Políticas para a Terceira Idade, Lezirée Rejane Figueiredo, participou ao lado do secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino – que chegou acompanhado da avó, a servidora aposentada Maria da Glória Jesus da Silva, 85 anos, matrícula 408, ex-funcionária dos CEM Joana Benedicta Rangel e da Biblioteca Municipal. Júlio também conseguiu com um produtor rural do município cujo nome fez questão de mencionar, Lourival, a doação do aipim para bolos servidos na festa.

Darcilene dos Santos Muniz, desde janeiro de 1985 na Tecnologia de Informação (TI), frequentadora habitual dos cafés da manhã mensais no ISSM, dessa vez convidou a mãe, Maria Helena Gonçalves dos Santos, servidora aposentada que pegou no batente na lavanderia do Hospital Conde Modesto Leal, para aproveitar esse especial encontro de junho. Maria Helena dividiu a mesa com colega aposentada Maria da Conceição Ferreira da Costa, que atuou no setor de Finanças da Prefeitura e o encontro foi tão bom que as duas permaneceram sentadas, conversando alegremente, mesmo depois que os músicos tiraram o time de campo.