Artistas locais se apresentam nesta sexta-feira na praça de Guaratiba - Foto: Michel Monteiro

O lançamento dos projetos Pratas da Casa e Feirarte, realizados pela Prefeitura através da Secretaria de Turismo, movimentou a Praça do Ferreirinha, em São Bento da Lagoa (Itaipuaçu) no fim de semana. No sábado (10/06), o local também contou com apresentação teatral da Cia de Teatro das Máscaras e com um número de dança com bailarinos da Cia de Artes Lídia Maria reunindo entre 150 e 200 pessoas.

No espetáculo ecológico, Raul Toledo e Mário Vieira, da Cia de Teatro das Máscaras, interagiram com o público em torno da reciclagem e das doenças urbanas causadas pelo lixo. “A ideia é fazer esse teatro de rua, onde há proximidade do espetáculo com o público”, contou Raul. Mário completou: “E a plateia tem tudo a ver com o espetáculo porque chama para cima”. Moradora de Inoã, Marcia Vieira, 56 anos, levou as netas e elogiou a iniciativa. “Sou educadora e acho ótimo o jeito que tratam os assuntos, levando as pessoas para dentro da cena também. Isso é excelente. Para os adultos, principalmente, porque a gente vai à praia e é uma tristeza de tanto lixo. É fundamental esse tipo de ação. Tem que ter sempre”, declarou. Ao lado da avó, a pequena Maria Eduarda Santana, 9 anos, deu sua opinião. “Foi muito legal. Eu aprendi sobre limpar, sobre o lixo, coisas que faço mais ou menos e que vou tentar fazer sim”, contou.

Na Feira de Artesanato de Maricá (Feirarte), os visitantes encontraram muitas opções, como peças de crochê, bijuterias, caixinhas de madeira, bolsas, tiaras, porta treco e porta papel higiênico, arranjos de flores em EVA e muito mais. No espaço, também era possível realizar a troca de um livro usado por um novo. A coordenadora de projetos em Itaipuaçu, Jane Ferreira, falou sobre a questão e a realização de atividades na praça, que leva o nome de seu pai. “Existe uma demanda reprimida de projetos culturais muito grande aqui em Itaipuaçu. Esta é uma praça diferente, com brinquedos e público próprio, onde as pessoas se reúnem para comemorar aniversário, as crianças andam descalças na grama, sobem em árvores. Então, agregar o público ao projeto trazendo-o para cá, foi perfeito”, resumiu, esclarecendo que os antigos ambulantes do local foram incorporados às atividades.

Artesã de flores de tecido e decupagem, Dulcinéa Rodrigues, de 64 anos, contou que revendia produtos no Barroco, e que na praça ganhou um novo espaço. “Aqui podemos mostrar o nosso trabalho. Isso é muito importante para minha vida pessoal, porque sou aposentada e estava entediada. Mas aí lembrei que, quando criança minha mãe fazia umas florzinhas, procurei na internet e comecei a fazer. Hoje, elas estão aqui para serem vendidas”, disse sorridente.

Acompanhada do vizinho Leonardo Coutinho, de 43 anos, Renata Doelinger, de 38 anos, elogiou a estrutura, a presença de vários banheiros químicos e a valorização profissional. “É uma coisa sensacional porque movimenta a praça, gera emprego, valoriza o trabalho deles e nos permite aproveitar um pouco da cultura e ir às compras sem se afastar muito de casa”, esclareceu revelando o porquê da preocupação. “Eu tenho Síndrome do Pânico e não saio para lugar nenhum. Mas como aqui estou perto de crianças, vendo um monte delas, fico tranquila, vim comer e ver o show”, concluiu.

O show foi comandado por Jô Borges, Aldo Correa e banda. Simpática, a cantora atendeu aos pedidos do público na hora de cantar. “Tenho 32 anos na música, mas foi aqui em Itaipuaçu que a Jô Borges aconteceu, foi onde tive respeito e reconhecimento. Toquei em praticamente todos os barzinhos daqui, então é um imenso prazer para mim estar aqui, fazendo parte disso”, declarou agradecida. “Queremos que o espaço público volte a ser um espaço de vivências, onde a praça é um lugar de teatro, música e gastronomia. Esta praça é um legado do Ferreira. Ele lutava por isso e tenho certeza que está muito feliz com que está acontecendo aqui, que está batendo palma”, destacou o prefeito Fabiano Horta, ao lado da primeira dama, Rosana Horta.

A viúva Janete Ferreira (73), que mora numa rua próximo da praça há 38 anos também falou sobre a importância da realização. “Essa praça representa tudo para mim porque era o sonho do meu marido. Estou muito feliz por ter acontecido da maneira que ele lutava. As pessoas estão vindo e enchendo o local. A gente sabe que os moradores estão muito felizes aqui”, pontuou. Secretário de Turismo, Robson Dutra estava confiante. “Com certeza aqui também vai ser um sucesso. Vamos fazer alguns ajustes para utilizar melhor esse espaço”, disse, anunciando mais uma novidade: “Além desses dois pontos fixos, vamos ter um Pratas da Casa itinerante que vai percorrer a cidade de bairro em bairro”. O show da cantora Gianne Mello, inicialmente marcado para a sexta-feira (09/06), foi transferido para o próximo fim de semana em função da chuva.