Equipe de Obras foi conhecer novas tecnologias para remodelação das calçadas e passeios da cidade - Foto: Divulgação

O secretário de Obras, Marcos Camara, e o subsecretário, Dalton Vilela, estão participando desde esta terça-feira (07/06), em São Paulo, da Semana das Tecnologias Integradas para Construção, Meio Ambiente e Equipamentos. O evento está sendo realizado no São Paulo Expo Exhibition Convention Center, na capital e reúne os principais eventos do setor: a BW Expo 2017 – Feira de Serviços e Tecnologias para Gestão Sustentável de Água, Resíduos, Ar e Energia, a Construction Expo 2017 – Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, a M&T Peças e Serviços 2017 – Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, e o Summit 2017, maior evento de conteúdo do mercado brasileiro.

“O prefeito solicitou que a secretaria desenvolva um projeto de remodelação das calçadas e passeios do Centro de Maricá, por isso viemos participar da feira, debater e conhecer todas as tecnologias e novas tendências possíveis para implantar neste projeto”, explica o secretário Marcos Camara. “Às vezes pensamos que a questão de acessibilidade é apenas para cadeirantes ou deficientes visuais, mas a questão vai muito além disso, nossos idosos, mães com carrinhos de bebê, pessoas com dificuldade de locomoção permanente ou temporária devem também dispor de um ambiente seguro e confortável para o seu deslocamento”, acrescenta. O secretário informou ainda que vai discutir o tema com outras secretarias e instituições da cidade de forma que a implantação de calçadas e passeios acessíveis sejam consideradas modelo.

Entre as palestras acompanhadas pela equipe da Prefeitura, Marcos Camara destaca a palestra técnica sobre acessibilidade. Outro tema que atraiu a atenção pela importância para Maricá. “Acompanhamos projetos de tratamento de efluentes, geossintéticos e novas tecnologias aplicadas as máquinas de obras”, disse, citando como exemplo o processo de injeção de borracha sintética para substituir o ar dos pneus e evitar a paralisação do equipamento decorrente de furos nos pneus. Na área de construção problemas dessa natureza costumam acarretar atrasos pela necessidade de o equipamento deixar de fazer o serviço ao qual estava destinado.