Evento, que acontece na 1ª Igreja Batista de Maricá, é organizado pelo Fórum Tecendo a Rede - Foto: Michel Monteiro

O 1º Fórum Municipal de Planejamento para Políticas Públicas acontece nesta quarta-feira (07/06), na Primeira Igreja Batista de Maricá, no Centro. O evento é organizado pelo fórum Tecendo a Rede e pelo Grupo de Trabalho Intersetorial e Banco de Dados, composto por representantes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. O fórum, direcionado a profissionais e estudantes dos três setores, ocorre de 9h às 12h e terá palestras e debates sobre coleta de dados para elaboração dessas políticas.

Dois dos palestrantes são da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz): a professora Bianca Borges da Silva (integrante do Laboratório de Educação Profissional e Informações de Registros, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio) vai falar sobre a importância da informação e registro das políticas públicas, enquanto a também professora Patrícia Tavares Ribeiro (coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisas e Informações sobre Determinantes da Escola Nacional de Saúde Pública) fará uma apresentação sobre experiências em observatório. A também palestrante Nelma Azeredo (da Secretaria de Assistência Social de Maricá) aborda o tema “Planejamento para Políticas Públicas a partir de Indicadores Sociais”. O debatedor será Túlio Batista, professor de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF).

De acordo com o coordenador do Programa de Educação em Saúde de Maricá, Gilson Andrade, a ênfase na coleta de dados mostra a necessidade da informação na promoção da saúde. “É necessário se ter cada vez mais dados para implementar programas como o de combate à dengue, por exemplo, onde temos de enumerar itens como as áreas de maior infestação do mosquito. Isso nos ajuda a tratar um perfil da população”, avaliou, ressaltando que será produzido um documento para levantamento desses dados com vistas às políticas públicas.

Para a secretária de Saúde de Maricá, Simone da Costa, a discussão é ainda maior. “Estamos pensando políticas públicas em atenção básica de todos os programas, é algo que contempla diretamente o que há de mais elementar para a saúde do cidadão. A preocupação é zelar pelo bem estar físico e mental de quem nos procura através dos dados que coletamos”, salientou ela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here