Equipamento instalado no Cinema Público Municipal Henfil, no Centro - Foto: Elsson Campos

Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Comunicação, Ciência e Tecnologia, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) retomou a implantação da primeira fase do projeto Cidades Digitais na cidade. Na prática, significa que o município passará a contar com um sistema rápido e eficiente para interligar os espaços administrados pela prefeitura e oferecer acesso gratuito à internet para moradores e turistas em áreas públicas (praças e escolas, por exemplo), com qualidade de conexão.

A previsão de entrega dos serviços, que incluem 14 km de fibra ótica e a operacionalização de 15 PAGs (Ponto de Acesso Governamental) e 3 PAPs (Ponto de Acesso Público), é para meados do mês de junho. O projeto tinha sido iniciado no final do ano passado, com a primeira etapa de implantação.

Entre os PAGs estão o Hospital Conde Modesto Leal, o Cine Henfil, a Casa Digital, as escolas Carlos Magno Legentil de Mattos, CEM Joana Benedicta Rangel, entre outros. Já os pontos para acesso público, ficarão no Terminal Rodoviário e nas praças Conselheiro Macedo Soares e Orlando de Barros Pimentel, ambos no Centro.

A segunda fase do projeto, viabilizada a partir da emenda do deputado federal Fabiano Horta e atual prefeito, contará com mais 21 km que integrarão pontos como o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, o campus do Instituto Federal Fluminense e a região da Barra de Maricá, conectando os prédios da Prefeitura ao longo do traçado. Esta etapa está em processo no ministério.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here