André Braga falou sobre a Renda Básica da Cidadania em Maricá para TV asiática - Foto: Jorge André

Os programas de transferência de renda implantados em Maricá continuam chamando a atenção da mídia internacional. Depois de ser objeto de reportagens da revista The Economist e da Agência France Presse, o programa Renda Básica de Cidadania entrou na pauta de um dos mais importantes canais da televisão da Ásia. Nesta quarta-feira (31/05), a Secretaria de Economia Solidária recebeu a visita de uma equipe da tevê Channel NewsAsia (CNA), um dos principais canais de TV a cabo do continente asiático e da Europa, para melhor conhecer o RBC de Maricá.

Os repórteres Frederick Bernas e Rayan Hindi, respectivamente francês e inglês conheceram melhor o RBC, conversaram com beneficiários e comerciantes. Uma das beneficiárias foi a dona de casa Mariana Mendes de Carvalho, 41 anos. Casada e mãe de 8 filhos, ela afirmou na reportagem que o benefício mudou muito a vida dela. “Recebo mensalmente 95 Mumbucas e com este valor posso fazer sacolão, comprar fralda e remédio. Este programa me ajuda muito”, destacou, referindo-se também à moeda social Mumbuca, outro programa de transferência de renda – o primeiro com cartão de débito no país.

“A vinda a Maricá de mais um importantíssimo meio de comunicação internacional nos dá a certeza que estamos mais que no caminho certo, em sintonia com o mais importante debate da atualidade dos países desenvolvidos, que hoje já vivem um grande dilema: a quarta Revolução Industrial nesses países versus o como garantir o Bem Estar Social dessas nações”, analisou o secretário de Economia Solidária, André Braga, que também foi entrevistado. “O Renda Básica de Cidadania ou Universal, tem se apresentado como a alternativa sócio-econômica ao inevitável fim de milhões de postos de trabalho ou emprego no futuro próximo, por consequência de forte uso na economia da robotização, automação e informatização. A alternativa é distribuir riqueza para garantir o mínimo de Bem Estar Social à humanidade. E Maricá é o único município, dentre os países subdesenvolvidos, que agora já está se preparando para o futuro”, afirmou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here