Investimento na Saúde foi de 17,49% do valor arrecadado, acima do mínimo legal de 15% - Foto: Sérgio Renato

A secretária de Saúde de Maricá, Simone da Costa, participou nesta quarta-feira (26/04) de audiência pública na Câmara Municipal, onde apresentou os resultados financeiros dos três quadrimestres de 2016. A reunião foi solicitada pela Comissão de Saúde, Turismo e Meio Ambiente da casa. Simone da Costa explicou também como funcionam os setores da pasta e mostrou números de atendimento e regulação da rede.

Segundo os dados, a Prefeitura aplicou na Saúde pouco mais de R$ 38 milhões do orçamento de recursos próprios, um total de R$ 218.191 milhões. Isso representa 17,49% do valor, ficando acima do mínimo legal estipulado de 15%. Acompanhada de sua equipe, a secretária ressaltou que, apesar do resultado positivo, o governo municipal vem arcando com as despesas de manutenção da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Inoã desde 2014. A dívida do governo estadual (responsável pela gestão) com o município já chega a R$ 12 milhões.

Os vereadores Felipe Auni e Marcus Bambam, que integram a comissão, não questionaram os números e elogiaram o trabalho da equipe. Simone da Costa disse que vai apresentar os números deste ano ao final de cada quadrimestre e disse que o resultado vai possibilitar uma maior arrecadação. “Podemos aumentar os procedimentos cirúrgicos e de saúde da família porque comprovamos essa gestão responsável do governo e nossa meta é mantê-la na nova gestão”, projetou a secretária de Saúde.