Posto aberto no Parque de Exposições do Caju funciona de 2ª a 6ª, das 9h às 17h - Foto: Michel Monteiro

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca inaugurou, na manhã desta quarta-feira (26/04), o Posto Municipal de Defesa Agropecuária (PMDA), no Caju. O espaço, instalado no Parque de Exposições, funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e contará com serviços como: emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA); cadastramento de pecuaristas e seus rebanhos; vacinação (até 40 cabeças) e controle de gado vacinado. Para o prefeito Fabiano Horta, que é médico veterinário, o novo aparelho público otimizará o tempo dos produtores locais. “Por trás do simbolismo desta inauguração está a vida de um pecuarista que será facilitada. Porque agora ele não vai precisar se deslocar até Niterói para emitir guias e receber orientações ou atendimento”, destacou.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Júlio Carolino, ressaltou o apoio recebido das outras secretarias. “Esta passa a ser a casa do pecuarista, e eu me sinto muito orgulhoso. Sou muito grato a todas, que estão me ajudando em todos os projetos que tenho levado”, afirmou. “Somos um time coeso, que não se preocupa com vaidade, mas em fazer um trabalho conjunto e de qualidade para o povo”, completou Júlio.

O superintendente estadual de Defesa Agropecuária, Paulo Henrique Pereira de Moraes, que representou o secretário de Estado de Agricultura, Jair Bittencourt, parabenizou a criação do PMDA, que será um ponto de apoio importante na campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que terá início no próximo dia 02/05. “Vejo aqui uma preocupação muito grande da administração pública em divulgar a campanha de vacinação da Febre Aftosa. Desta forma, este que deve ser o 42° posto municipal em todo o estado, dá uma cobertura muito grande em assuntos relacionados ao cuidado com os produtores e a saúde animal”, explicou Paulo Henrique.

Durante a cerimônia, o secretário Júlio apresentou ao prefeito o projeto “Maricá em Flores”. A iniciativa, que consiste na utilização de materiais reciclados em projetos de jardinagem para embelezar o município, foi elogiada e aprovada. Segundo o prefeito, a primeira ação já tem data para ser apresentada à população. “Vamos começar a trabalhar a jardinagem nas praças Orlando de Barros Pimentel e do Turismo (Conselheiro Macedo Soares) imediatamente. Maricá precisa ser florida! No dia 15 de agosto, o primeiro canteiro estará pronto, e será inaugurado durante a festividade de Nossa Senhora do Amparo”, afirmou.

O evento de inauguração do Posto Municipal de Defesa Agropecuária contou ainda com a presença do coordenador estadual de Defesa Animal, Virgílio Pereira da Silva; dos secretários Geral e de Governo, Renato Machado; de Conservação, Adelso Pereira; de Cultura; Andrea Cunha, e de outras autoridades.