Praça dos Gaviões foi remodelada e entregue à população de Itaipuaçu no sábado - Foto: Clarildo Menezes

Centenas de pessoas visitaram no sábado a nova Praça dos Gaviões, em Itaipuaçu, revitalizada após intervenção da Secretaria de Obras. Para a reinauguração, foi realizado o Projeto Auê, com diversas atividades, das 12h às 21h. O projeto Auê foi idealizado por Dayanne Paladino, André Lima e Ana Carolina Ferreira, que acompanharam a realização. “Auê é uma expressão indígena que significa alegria, agito, animação. Nossa ideia foi aproveitar o ambiente da praça, e oferecer um evento sócio educativo mensal para moradores, visitantes, e suas famílias”, explica André Lima. “No dia 7 de maio, acontece o Bike Auê, um passeio ciclístico em homenagem ao Dia das Mães”, complementou Dayanne.

A revitalização da Praça dos Gaviões incluiu quadra poliesportiva, bancos e mesas com tabuleiro para jogos, palco para shows e cobertura com madeira. A programação do Projeto Auê contou com festival de pipas, música (grupo Amigos da Cultura, da Secretaria de Cultura), ginástica artística (Academia Bruna Caldas), dança contemporânea (Vivar Casa Cultural), dança cigana (Secretaria de Políticas para a Terceira Idade), Novos Talentos (Lalinha e sua banda, Banda Via Perimetral – RJ), demonstração de guarda e ataque com o cão adestrado Raj e seu treinador David Souza.

O Projeto Marola (Prevenção de Afogamentos) montou estande e distribuiu panfletos divulgando o trabalho de utilidade pública. “Em um ano, o projeto conta com mais de 30 instrutores e 900 alunos formados em prevenção de acidentes na orla marítima”, informou a coordenadora Patrícia Prata. O palhaço Totó (Marcos Camelo) fez mais uma vez a alegria da garotada, com suas mágicas, palhaçada e música. O jovem Níkolas Mattos Nascimento, 18 anos, estudante de Direito, conseguiu eletrizar a plateia com sua interpretação do hit “Stay”, da cantora Rihanna. “Foi minha primeira apresentação em público e estou um pouco nervoso. Antes, só cantava em família”, disse Níkolas, parabenizado pelos pais, Alexandra e Julio Cesar.

Marli Veloso Dantas, 70 anos, estava com as amigas Iracema Figueiredo, 89 anos, e Maria da Conceição, 91 anos. Marli falou pelo grupo. “A ideia deste projeto foi maravilhosa, pois reúne idosos e jovens em um mesmo espaço. Evento gratuito e de qualidade. Estamos nos divertindo muito”, garantiu. Yuri Pecene, 16 anos, morador de Itaipuaçu, adiantou que a reforma da praça foi uma benfeitoria para os moradores. “Melhorou muito. O projeto também está muito bom. Se houver continuidade, vai atrair um bom público para cá”, declarou. Nathalia Teixeira, também de 16 anos, moradora da Tijuca, disse que não via há tempos um evento tão animado.“Tá muito legal isso aqui”, resumiu.

Os comerciantes Vanildo de Oliveira, 59 anos, e a mulher Luzinete Frazão, 50 anos, proprietários do bar Lua Nova, igualmente gostaram do evento. “Estamos há 12 anos aqui, e fora o Carnaval, poucos eventos dão tanto movimento. Espero que haja um público maior ainda nas próximas vezes”, concluiu Vanildo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here