Equipes visitaram casas de beneficiários de Ponta Negra para atualização dos dados - Foto: Jorge André

Funcionários da Secretaria de Economia Solidária visitaram nesta terça-feira (04/04) famílias inscritas no programa Renda Mínima Mumbuca para atualização do cadastro e apurar denúncias de uso irregular do benefício. A ação foi realizada em Ponta Negra. Lá, foram em duas residências que, apesar de não terem encontrado ninguém, descobriu-se que a contemplada já era falecida e o cartão estava sendo utilizado por familiares. Por isso, o benefício será bloqueado.

Moradora do bairro, Regiane Santos, 41 anos, reconheceu que estava usando o benefício da mãe, falecida há nove meses. “Por estarmos no mesmo endereço meu cartão foi bloqueado. Por isso, fiquei usando o dela”, afirmou a dona de casa. Mãe de três filhos e morando com dois deles, além do neto de dois anos, a dona de casa, aproveitou a visita para regularizar a situação. Com salário em torno de R$ 700 de trabalho informal, Regina afirmou que só continuou usando o benefício por causa da ajuda que as 85 Mumbucas fazem no orçamento familiar.

A intenção é verificar se o programa está realmente sendo utilizado pelos contemplados no projeto. “Estamos atualizando os cadastros dos programas pagos pelo Cartão Mumbuca, e assim, levantar dados para produzirmos estatísticas e políticas públicas que transformem a vida destas famílias atendidas pela Moeda Social Mumbuca”, afirmou o secretário de Economia Solidária, André Braga.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here