Expectativa é que 300 competidores participem da Festa da Pesca em Itaipuaçu - Foto: Clarildo Menezes

Dentro do calendário de comemorações do aniversário de 203 anos de Maricá, a 45ª edição da Festa da Pesca vai agitar a orla de Itaipuaçu nos dias 6 e 7 de maio. São esperados aproximadamente 300 competidores do Rio e de outros estados, que terão premiações para o primeiro, segundo e terceiro colocados em cada categoria. Haverá ainda um concurso para escolher a rainha da festa. As diretrizes do evento começaram a ser definidas em uma reunião nesta quarta-feira (05/04), da qual participaram membros das secretarias municipais de Turismo, Esportes, Agricultura, Pecuária e Pesca, Urbanismo e Meio Ambiente, Segurança Pública e Conservação, além de representantes de clubes de pesca.

Um dos pontos já acertados é que, como ocorreu no torneio Open Itaipuaçu Peixão (no fim de março), os peixes recolhidos serão doados a instituições de assistência da cidade, que ainda serão escolhidas. O Caminhão do Peixe estará disponível para armazenar o pescado e ajudar na distribuição. Um dos critérios para inscrição dos competidores será a oferta de um quilo de alimento não perecível para cada um deles – com as equipes compostas por três pescadores, a previsão é arrecadar cerca de 300 quilos de alimentos.

Para se inscrever, a equipe terá ainda de pagar uma taxa no valor de R$ 120 e cada membro deve apresentar sua carteira de registro no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA). O evento se concentra no trecho da orla em frente à Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um), nome do criador da Festa da Pesca em 1972. A proposta da Secretaria de Segurança Pública, também responsável pelo trânsito, é montar o mesmo esquema de interdição utilizado durante o carnaval e com um efetivo de agentes maior, cuja quantidade ainda será definida. As secretarias de Esportes e de Urbanismo e Meio Ambiente vão propor eventos paralelos, como torneios esportivos e ações ecológicas. Estão previstos ainda shows e recreação para as crianças.