A Secretaria de Assistência Social recebeu, durante uma semana (27 à 31/03), a equipe do Instituto Análise que realizou uma pesquisa qualitativa sobre a comunicação com os gestores, coordenadores e atendentes no setor de Coordenadoria de Transferência de Renda, mais especificamente, do programa Bolsa Família e Cadastro Único. O Instituto foi contratado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e esta pesquisa ocorrerá em 12 municípios brasileiros nos meses de março, abril, maio e junho de 2017.

Os pesquisadores e antropólogos, Elizabete Santos, Gabriel Tardelli e Alessandra Tosta, fizeram um trabalho de observação e convivência, além de entrevistas pessoais com todos os profissionais envolvidos, inclusive nas secretarias de Saúde e Educação, para conhecer na prática a gestão no município. Com os resultados o MDSA poderá melhorar o funcionamento do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único de cada município pesquisado.

No último dia (31/03), foi realizada uma dinâmica Design Thinking” (uma abordagem criativa e colaborativa para a resolução de problemas) com a coordenadora de Transferência de Renda, Glaucia Oliveira; a subsecretária de Assistência Social, Laura Costa; o responsável pela Proteção Básica da Assistência Social, Thiago Ribeiro; o coordenador do SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), Pedro Victorino; a coordenadora do CRAS São José, Marcelly Miliose; e a nutricionista do Programa Bolsa Família na Saúde, Elisa Simas. O objetivo foi desenhar soluções conjuntas dos problemas e desafios observados no município e se as soluções encontradas localmente poderão ser replicadas em outros municípios.

A prática da dinâmica seguiu em torno da pergunta “Como tornar Maricá o exemplo de excelência em atendimento no Bolsa Família e no Cadastro Único dos programas sociais?” e a resposta da questão se concluiu com o grupo deliberando, junto aos pesquisadores, o mapeamento dos desafios e a busca pelas soluções.