Imagem da travessia Espraiado-Tomascar
Foto: Clarildo Menezes

A trilha do Circuito Ecológico deste domingo (09/04) é a travessia Espraiado/Tomascar. Para participar, os aventureiros precisam ter disposição porque o percurso conta com seis horas de duração e subidas bem íngremes. “Subiremos pelo Vale de São Francisco no Espraiado até o cume e de lá desceremos até Tomascar”, adianta a guia turística e coordenadora do projeto, Márcia Freitas.

O vilarejo foi uma antiga fazenda, onde ainda existe – embora sem funcionamento – um moinho de farinha de roda d’água, construído no século XIX. “Um lugar belíssimo, com córregos, cachoeiras e piscinas naturais”, explica Márcia Freitas, completando: “Almoçaremos no Restaurante da Marilene, umas das melhores comidas no fogão de lenha da região, que custa em torno de R$ 20. Come quem quiser, mas acho aconselhável para repor as energias e suportar a volta”, concluiu.

As inscrições, limitadas em 20 pessoas, são realizadas na Unidade de Conservação do Espraiado (Rua Thomas Colaço, s/nº) ou pelo telefone 2648-6752. Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física.

O ponto de encontro será em frente ao Sítio do Riacho (Espraiado), às 7h. Quem precisar ir de transporte público, sai um ônibus da Rodoviária do Povo (Centro) por volta das 6h20. É importante que os participantes usem roupas confortáveis e de banho, calçado com travas e boné, e levem, no mínimo, dois litros de água, lanche, protetor solar, repelente e muda de roupa extra.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here