Objetivo da capacitação é ressaltar a importância do diálogo entre os funcionários e o público - Foto: Divulgação

A equipe da Vigilância Socioassistencial, vinculado a Secretaria de Assistência Social de Maricá, promoveu uma capacitação, na sede da pasta, por duas semanas (do dia 20 à 31/03), para os funcionários da Prefeitura de Maricá que atuam em agências comunitárias da Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). Estas agências comunitárias municipais são espaços onde a Prefeitura se responsabiliza pelo aluguel do imóvel e pessoal contratado e que tem o seu foco no atendimento ao público de um modo geral.

O projeto foi elaborado pela psicóloga e coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Matilde Sliachticas, que contou com a colaboração da psicóloga, Lívia Cardoso e da assistente social, Daniela Nascimento, para a execução. “Agradeço a equipe da Vigilância, que fez um trabalho de responsabilidade com os funcionários das agencias comunitárias estimulando suas competências pessoais e buscando sempre o desenvolvimento do conjunto para proporcionar um ambiente saudável e positivo”, afirmou o secretário Jorge Castor.

O projeto teve como objetivo uma integração, considerando a relevância de ressaltar a importância do diálogo entre os funcionários e o público que utilizam os serviços prestados pelas agências, como também explanar a função dos funcionários, suas organizações e diretrizes técnicas, e o trabalho em equipe. Durante toda a semana, no turno da manhã, houve debates e trocas de experiências em grupos e no último dia todos participaram de uma dinâmica de motivação.

As quatro agências do município estão situadas nos bairros de Inoã, Guaratiba, São José do Imbassaí e Espraiado, sendo que a de Inoã é o de maior volume de atendimento (15mil/mês), recebimento de correspondência (70 mil/mês) e devolução (25mil/mês).