Primeira edição do turismo rural deste ano acontece no dia 04/02 - Foto: Araújo José

O Espraiado de Portas Abertas, projeto da Secretaria de Turismo de Maricá, realizou mais uma edição neste domingo (02/04), naquela que é uma das mais aprazíveis localidades do município. O evento contou com diversas atividades, focadas na culinária, artesanato e música local. O prato do dia foi a costela, preparada de várias formas por cada pousada, bar e restaurante do projeto.

Às 10, o Horse Center, centro de treinamento eqüestre, apresentou uma mostra de “Ranch Shorting”, modalidade leve no aparteamento de bezerros. A proprietária do Horse Center, Adriana Cotrim, explicou a modalidade, enquanto o marido, Alessandro Nascimento, servia de juiz na prova. “A modalidade é nova na região. Os juízes monitoram a habilidade dos peões, em colocar os garrotes (bois de até um ano) para dentro do curral, no menor tempo possível”, adiantou.

O funcionário público José Carlos Vianna, 47 anos, morador de Barra de Maricá e proprietário de um cavalo Quarto de Milha, disse que está voltando às atividades. “Fiquei parado um tempo, mas assistindo a essa modalidade, a vontade de montar voltou”, comentou ele, acompanhado da família. A médica Beatriz Rossi, 39, e a dentista Flavia Paranhos, 40, estavam hospedadas na Pousada Alto Espraiado, que faz parte do Horse Center. “É a terceira vez em que me hospedo aqui e a primeira do projeto. Aqui é tudo de bom. Canto de passarinho de manhã cedo, cavalos, atividades rurais e essa calma toda que você está vendo”, comentou Beatriz.

No Rancho do Riacho, a proprietária Regina Sebould atendia os visitantes, mostrando-lhes as belezas do sítio e os serviços oferecidos: piscina, chás e flores ornamentais, artesanato, cantina com comidas típicas – bolos de fubá com coco, torta de banana com granola e mel, bolinhos salgados de aipim com carne seca, além do caldo de “vaca atolada” (aipim com costela), prato principal do dia. A dupla Rafael do Cavaco e Marianna Cunha apresentou o melhor da MPB aos visitantes.

O restaurante Costela Fogo de Chão apresentou um cardápio variado, focado no churrasco à base de costela, preparado à moda gaúcha. O proprietário Marcelo Antunes recebeu visitas importantes: um grupo de pesquisadores da Unirio, responsável pela implantação, em parceria com as secretarias de Economia Solidária, Turismo e Cultura, de um projeto de Turismo Comunitário com foco em Economia Solidária. O grupo, coordenado por Bruna Conti, foi apresentado pelo secretário de Economia Solidária, André Braga, e de Cultura, Andrea Cunha. Acompanhada dos colegas Diogo Antunes, Joice Lavandoski e Liang Yingshua, Bruna disse que o objetivo do projeto é implantar e divulgar o turismo de base, gerido pela própria comunidade onde estiver inserido. ”Temos nove campos a visitar em Maricá. Iniciamos na sexta-feira (31/03) e já estivemos no Mirante e na Pedra do Elefante. Estamos descobrindo Maricá, um município com um potencial turístico ainda a ser explorado”, enfatizou.

O ateliê da Ilma, transformado em restaurante e pousada, recebeu muitos clientes. A artesã Ilma Macedo, aluna de Madeleine Colaço, mantém a tradição da tapeçaria, com o Ponto Brasileiro criado por Madeleine. Os empresários gonçalenses Maurício Pereira, 47, Walter de Souza, 56, com suas esposas Andrea Pereira, 46, e Rosaline Sayão, 52, acompanhavam os estudantes Francine da Silva, 20 anos, e Jeann Carlos, 20. O grupo elogiou a comida. “Tempero caseiro com gostinho da roça”, disse Maurício. A dupla Ricardo Agura e Roberta Tílio embalou a tarde com canções da MPB.

No Largo de Santo Antônio o evento foi encerrado com “chave de ouro”. Nas barracas de artesanato (da Capela de Nossa Senhora do Pedregulho), de artesãos da Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo) e de Itaipuaçu, foram expostos trabalhos de pintura em tecido, decapê, pintura em madeira e doces caseiros. A cantora Vivi Serrano, acompanhada pelo guitarrista Rodrigo Schiavo, cantou belas canções da MPB, com sua voz forte e suave. A família do metalúrgico Marco Aurélio Souza, 47, morador de Itapeba, estava de plateia. “É a primeira vez que venho ao projeto e estou gostando muito”, comentou a esposa Grazielle, acompanhada do filho Geovanne, de dois anos e da amiga Rosangela Pereira, 54, aposentada e moradora de São José.

Os bares do Cauby, do Djalma, da Joana, do Luciano e a Padaria Sabor do Espraiado, e muitos outros do projeto, serviram o prato do dia: costela à moda da casa. A próxima edição do Espraiado de Portas Abertas está marcada para o dia 4 de junho, com a feijoada como prato principal do circuito.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here