Equipes do Creas informaram aos moradores sobre serviços oferecidos na cidade - Foto: Divulgação

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atuou, nesta quarta-feira (29/03), no Residencial Carlos Marighella, em Itaipuaçu, com o projeto “Creas Itinerante” levando para os moradores todos os serviços oferecidos pela unidade, através de orientações e material de divulgação. O projeto será realizado uma vez por mês em regiões de difícil acesso e tem como objetivo esclarecer e informar a população em situação de vulnerabilidade sobre casos de negligência, abuso e exploração sexual, violência física e psicológica, dentre outros.

Segundo o secretário da pasta, Jorge Castor, ações itinerantes fazem parte da inclusão social e é preciso orientar o maior número de munícipes para que todos estes casos cheguem ao conhecimento do poder público. “Temos que ter a consciência que há muitos casos que não chegam até nós, pelo equipamento ser distante de algumas residências. Por isso, o Creas Itinerante foi criado para chegar às pessoas que não tem conhecimento dos serviços oferecidos, condições financeiras ou psicológicas de ir a nossa sede”, contou Castor.

As assistentes sociais Edna Costa, Luana Gusmão e a psicóloga Juliana Martins abordaram os moradores em suas casas apresentando os serviços do equipamento e informando sobre a importância das denúncias de violação de direitos que também podem ser pelo Dique 100, anonimamente. A diarista Zenilda Gomes, de 45 anos, não tinha conhecimento do Creas no município. “Muito interessante ter este tipo de serviço na cidade. A violência está aumentando no país e é necessário ter instituições que resguardam os direitos do cidadão”, disse.

A moradora Francinete Gomes Silva, de 48 anos, também passou a conhecer o equipamento e se comprometeu em multiplicar as informações para seus vizinhos. O pintor André Souza, de 44 anos, relatou alguns casos no condomínio. “Vejo alguns casos de negligencia aqui, mas fico preocupado com a segurança da minha família e acabo não me envolvendo. Bom saber que as denúncias são anônimas”, declarou. A próxima ação está prevista para a segunda semana de abril, no residencial Carlos Alberto Soares de Freitas, em Inoã, também do programa Minha Casa Minha Vida.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here