O coletivo “Voluntários Por Amor” realizou no último sábado (25/03) mais uma ação do Programa de Atendimento à Terceira Idade (Pati). O evento aconteceu no Futebol Clube de Bambuí entre 8h e 12h. Os “Voluntários por Amor” visam, através do Pati, levar assistência suplementar aos idosos da região. Segundo uma das coordenadoras, Helenice Cunha Pereira, parte destes idosos não têm mais condições de sair de casa por conta da idade muito avançada ou de questões de saúde.

A ideia é ofertar o trabalho voluntário de profissionais de saúde como fisioterapeutas, enfermeiros e médicos, massoterapeutas. Todo trabalho é desenvolvido em diálogo estreito com as Secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Economia Solidária. O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Região Oceânica esteve presente realizando o cadastro de idosos para verificar a condição de todos no Cadastro Único e realizar os encaminhamentos necessários para o acesso ao Bolsa Família. A psicóloga Catiúcia Pires, coordenadora do CRAS ressaltou a importância da ação em uma região de grande vulnerabilidade social como Bambuí. Os cadastros no Bolsa Família serão posteriormente encaminhados à Secretaria de Economia Solidária para que os idosos que ainda não tenham o Cartão Mumbuca possam se integrar ao Programa Renda Básica da Cidadania.

O Grupamento Socorro Apoio Resgaste – GSAR RJ, ONG que atua em Maricá de forma voluntária com socorristas e serviço de ambulância estava presente e acompanhou o trabalho do Programa. O Pati é desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. Uma academia presenteou o evento com uma apresentação de bolero dos bailarinos Anderson Souza e Mayani de Oliveira e uma entidade de ensino para área da Saúde esteve presente com atendimento aos idosos sendo auxiliados pelos cuidadores formados pelo curso. O atendimento contou com aferição de glicose, pressão arterial e medida de peso.

A coordenadora Monique Crisóstomo e a professora Fátima Bernardos, da empresa “Cursos Livres”, declararam a importância deste tipo de parceria na capacitação dos formandos para melhor compreensão das necessidades do idoso e do papel exercido pelo cuidador de idosos. Conta também com a colaboração de vários pequenos empresários, comerciantes, cidadãos que realizam doações voluntárias o que garante a compra de fraldas, itens de higiene e alimentos. Helenice lembra que o Pati se mantém através destas doações e dos eventos que organizam para levantar fundos, como almoços, bingos e outros.

O Pati pretende também oferecer coleta de sangue, dança de salão e aulas de artesanato. A subsecretária de Economia Solidária esteve presente e elogiou o evento. “A  iniciativa é importante por amenizar impactos negativos do atual sistema econômico sobre os mais vulneráveis”, disse. O secretário André Braga declarou que atitudes como as dos “Voluntários do Amor”, devem ser louvadas pela dedicação do trabalho voluntário e por articular setores da sociedade. A parceria da Prefeitura e órgãos públicos é sempre bem vinda e necessária, pois amplia a atuação do movimento, possibilitando que pessoas antes inatingidas sejam alcançadas”, concluiu.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here