Disputa será por maior peixe, quantidade e peso - Foto: Clarildo Menezes

O fim de semana foi movimentado nas areias do trecho final da orla de Itaipuaçu. O torneio Open Itaipuaçu Peixão de pesca reuniu mais de 100 praticantes divididos nas categorias juvenil, feminino, masculino, master (entre 50 e 60 anos), sênior (acima de 60 anos) e não federado. Havia competidores de clubes de pesca de seis municípios do estado do Rio e um do Espírito Santo, que foram premiados do primeiro ao terceiro lugares de cada categoria. O torneio, que foi realizado pela primeira vez na cidade e contou com o apoio da Secretaria de Turismo de Maricá, teve início na tarde de sábado (25/3) e terminou no domingo (26) com um total de 200 kg de pescado (cerca de 2 mil peixes), que ficaram armazenados no veículo do projeto Caminhão do Peixe (da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca) e doados a instituições locais.

Os pescadores montaram seus equipamentos num trecho de aproximadamente 1,5 quilômetro da faixa de areia, na altura das ruas 148 e 149. Para a maioria deles, o que menos importava era a competição. “Isso aqui é a nossa cachaça. Estou sempre participando dos eventos e este hoje está muito bom”, disse o aposentado Carlos Gens, de 72 anos, que mora em Jaconé e é membro do Pampo Clube de Saquarema. Entre as mulheres na areia, a pedagoga Rita Valéria Oliveira, de 55 anos, sugere que elas participem mais dos eventos. “Acho que o grupo de mulheres praticantes pode aumentar, é uma confraternização ótima”, afirmou ela, que mora em Vila Isabel, Zona Norte do Rio.

Havia também pescadores ilustres na orla, como Júlio Cesar Brito. Aos 51 anos, ele tem quatro títulos brasileiros, um sul-americano e um vice-campeonato mundial em 2007. Enquanto montava e desmontava suas iscas, ele garantiu que o prazer pela pesca é algo inesgotável. “É um vício mesmo, a gente não para nunca”, decretou ele, que ficou com o segundo lugar geral masculino.

O coordenador da competição, Michel Baubernard, disse que o apoio da prefeitura foi fundamental. “Só temos a agradecer à Secretaria de Turismo pela força que nos deram com a estrutura. Quem veio de outros municípios saiu daqui impressionado com a organização e a participação do governo municipal”, exaltou ele, que também é presidente do Clube de Pesca Três Anzóis.