Imagem da campanha de vacinação contra febre amarela
Vacinação contra febre amarela para casos específicos começa em Maricá

A Secretaria de Saúde de Maricá deu início nesta segunda-feira (27/3) à vacinação contra a febre amarela em quatro postos de saúde da cidade. Serão aplicadas até quarta-feira (29/3) 100 doses da vacina nas unidades do Jardim Atlântico, Inoã I (ao lado do Colégio Caio Figueiredo) e Marinelândia (em Cordeirinho). No Posto de Saúde Central, estarão disponíveis 300 doses por dia. A distribuição de senhas começa às 8h em todos os locais. A prioridade, de acordo com a Secretaria de Saúde, é a de vacinar pessoas que estejam se deslocando para as áreas onde foram registrados casos confirmados da doença.

No primeiro dia, o movimento foi tranquilo no posto central, local onde houve a maior procura. Mesmo quem não se enquadrava no critério foi vacinado; “Esperei só meia hora e logo nos atenderam”, contou a dona de casa Cristiane Alves, de 42 anos, ao lado do filho Lucas, de 9 anos, que também foi vacinado. Para a empregada doméstica Georgete Barros Pereira, que mora em Ponta Negra e trabalha no Centro, o melhor é se prevenir sempre. “Saí do trabalho rapidinho para tomara a vacina, acho importante esse trabalho”, classificou ela, que tem 58 anos.

O caso da estudante Mariana Bittencourt, de 21 anos, é bastante emblemático. Depois de procurar atendimento em Macaé, na região das Baixadas Litorâneas (um dos municípios incluídos na faixa de risco da febre amarela), onde estuda, a moradora do Centro de Maricá contou que a vacinação aqui está bem mais organizada. “Em Macaé está um verdadeiro caos, muita gente formando filas enormes e eu não consegui nada por lá. Cheguei aqui e está super calmo, todo mundo se vacinando, realmente bem melhor”, garantiu a jovem, que recebeu a vacina junto com a mãe, a dona de casa Celina Bittencourt, de 51 anos.

Para a gerente de imunização da Secretaria de Saúde, Núbia Brum, a tranquilidade mesmo com a grande procura se deu em razão da forte campanha de orientação feita previamente. “Creio que essa conscientização funcionou. Foi dito às pessoas que elas não precisavam correr, ficar alarmadas, além da informação sobre quem pode ou não receber a dose”, avaliou.

O município estima vacinar, a partir do início de abril até dezembro deste ano 116 mil pessoas, na faixa etária de 9 meses a 59 anos, mas nesse primeiro momento a indicação é para aquelas pessoas que precisam viajar para as regiões de endemia. É importante reforçar que a vacina é contraindicada para gestantes, mulheres amamentando crianças menores de 6 meses, crianças menores de 9 meses de idade e idosos (acima de 60 anos só serão vacinados se apresentarem laudo médico liberando para a vacinação, sem este documento não serão vacinados). Maricá não tem nenhum caso de febre amarela (nem mesmo suspeito) e a vacinação para a população em geral acontecerá aos poucos, durante o ano. A Secretaria de Saúde garante que todos serão vacinados e pede calma. Pessoas com doenças auto imunes, transplantados, deverão ser avaliados pelo médico e apresentar a indicação para vacinar, alérgicos a ovo também não poderão ser vacinados.

imagem da campanha de vacinação contra febre amarela
vacinação para casos específicos contra febre amarela começa em Maricá

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here