André Braga e André Gasparetty discutiram a proposta de turismo comunitário com universidade - Foto: Divulgação

A Secretaria de Economia Solidária de Maricá participou nesta terça-feira (21/03) de uma reunião na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde assinou um Termo de Cooperação com a Escola de Turismo da instituição para um projeto que visa promover o turismo de base comunitária no município, com foco em Economia Solidária.

A proposta pretende proporcionar desenvolvimento econômico, social e capacitação em Turismo de Base Comunitária para gestores públicos da Prefeitura, empreendimentos de turismo e de economia solidária. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, terá como produto final um Roteiro de Turismo de Base Comunitária construído de forma participativa. O material deve ser apresentado em uma reunião com as secretarias envolvidas marcada para o próximo dia 31/03.

Segundo o secretário de Economia Solidária, André Braga, a iniciativa é inédita no Brasil. “A coordenadora do projeto, professora Bruna Conti, pesquisou no Cadastro Único de Economia Solidária (Cadsol), e não encontrou nenhum tipo de convênio, contrato ou parceria nesse nicho”, contou. “O Termo de Cooperação assinado hoje é o início de um novo segmento turístico para o país, e essa parceria com a economia solidária vai revolucionar o setor, atendendo a uma grande faixa da população, antes ignorada. Além de agregar renda para pessoas da comunidade através da criação de inúmeros postos de trabalho”, concluiu.

Estavam presentes na reunião o subsecretário de Turismo André Gasparetty, a equipe do projeto pela UniRio, com as bolsistas Liang Yilghua e Bárbara Coelho, o aluno voluntário Felipe Alves, as professoras Eloise Botelho e Joice Lavandoski e a professora coordenadora do projeto, Bruna Conti. Também participou o responsável pela seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho, Diogo Antunes, além da subsecretária de Economia Solidária Adriana Cardoso.