André Braga e André Gasparetty discutiram a proposta de turismo comunitário com universidade - Foto: Divulgação

A Secretaria de Economia Solidária de Maricá participou nesta terça-feira (21/03) de uma reunião na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde assinou um Termo de Cooperação com a Escola de Turismo da instituição para um projeto que visa promover o turismo de base comunitária no município, com foco em Economia Solidária.

A proposta pretende proporcionar desenvolvimento econômico, social e capacitação em Turismo de Base Comunitária para gestores públicos da Prefeitura, empreendimentos de turismo e de economia solidária. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, terá como produto final um Roteiro de Turismo de Base Comunitária construído de forma participativa. O material deve ser apresentado em uma reunião com as secretarias envolvidas marcada para o próximo dia 31/03.

Segundo o secretário de Economia Solidária, André Braga, a iniciativa é inédita no Brasil. “A coordenadora do projeto, professora Bruna Conti, pesquisou no Cadastro Único de Economia Solidária (Cadsol), e não encontrou nenhum tipo de convênio, contrato ou parceria nesse nicho”, contou. “O Termo de Cooperação assinado hoje é o início de um novo segmento turístico para o país, e essa parceria com a economia solidária vai revolucionar o setor, atendendo a uma grande faixa da população, antes ignorada. Além de agregar renda para pessoas da comunidade através da criação de inúmeros postos de trabalho”, concluiu.

Estavam presentes na reunião o subsecretário de Turismo André Gasparetty, a equipe do projeto pela UniRio, com as bolsistas Liang Yilghua e Bárbara Coelho, o aluno voluntário Felipe Alves, as professoras Eloise Botelho e Joice Lavandoski e a professora coordenadora do projeto, Bruna Conti. Também participou o responsável pela seção de Economia Solidária da Superintendência Regional do Trabalho, Diogo Antunes, além da subsecretária de Economia Solidária Adriana Cardoso.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here