Prefeitura discutiu com representantes da universidade implantação do campus na cidade - Foto: Divulgação

Uma comitiva de uma instituição de ensino dos Estados Unidos visitou Maricá na última quinta-feira (16/3) e avalia a possibilidade de instalar uma unidade sul-americana na cidade. Os secretários municipais Renato Machado (Geral e de Governo), Adriana Costa (Educação) e Marcos Câmara (Obras) receberam o CEO da Southlands Christian Schools, reverendo Glenn Duncan, e a coordenadora Holy Duncan. A comitiva tinha ainda dois brasileiros: o coordenador acadêmico Timóteo Rosa e o diretor para o Brasil e América do Sul, Hélvio Costa Telles. No encontro, foi apresentado um perfil do governo e da cidade que, segundo o diretor, agradou bastante os executivos e os manteve inclinados a seguir com as negociações.

“A impressão causada não poderia ser melhor, todos gostaram muito do que foi apresentado. Nossa intenção é levar dois estudantes da cidade para fazer um curso de verão em nossa sede, isso ainda este ano. Acreditamos que o caminho para uma revolução verdadeira é através da cultura e queremos que os alunos brasileiros aprendam conosco para retornar e impactar o país”, frisou Hélvio Telles. A instituição é sediada na cidade de Rowland Heights, que fica há meia hora de Los Angeles, na Califórnia.

Para o secretário Geral e de Governo, trata-se de uma boa oportunidade para jovens da cidade. “Com certeza, a Educação é uma das nossas prioridades e nosso governo apoia toda e qualquer iniciativa que sinaliza uma chance de qualificar melhor os nossos jovens. Neste caso, com um carimbo internacional”, ressaltou Renato Machado. A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, confirma as impressões da comitiva americana. “Todos saíram daqui empolgados com a cidade, principalmente quando falamos de projetos como o Pré-Enem Popular e outros que temos. Acho que poderemos ter novidades em breve”, disse ela, ressaltando que foi uma conversa inicial e que uma nova agenda ainda será marcada.

A Southlands Christians Schools se propõe a conceder bolsas integrais, semi-integrais ou subsidiadas para alunos do ensino médio da rede municipal para concluírem seus estudos nos Estados Unidos. Após conclusão do curso, o aluno poderá ingressar nas melhores e maiores universidades americanas (como Havard, Yale e Princeton, entre outras) pelo sistema de bolsas ou, se preferirem, retornar e prestar vestibular continuando o ensino superior no Brasil. Caso o aluno não opte pelo curso completo poderá apenas cursar um período menor conhecido como ‘summer school’ (curso de verão).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here