Ponte da Barra de Maricá ganhou luminárias que utilizam lâmpadas de led ou de vapor metálico. - Foto: Michel Monteiro

A Ponte da Barra de Maricá incorporou-se definitivamente ao roteiro turístico da cidade com a estreia, na noite dessa quarta-feira (22/02) da nova iluminação. As luzes, além de proporcionarem mais segurança para motoristas e pedestres, criam mais um atrativo para quem visitar a cidade daqui para a frente. “A iluminação na ponte da Barra é para nós um motivo de satisfação e alegria e cria mais um ambiente, mais um ponto de observação turística e de contemplação da cidade”, disse o prefeito Fabiano Horta, que acompanhou o início da operação. Horta frisou ainda que mais ações de revitalização estão sendo feitas. “Vamos revitalizar os pontos da cidade, os pontos turísticos e urbanos que precisam de ajuste. Esse conjunto de esforços entre as secretarias é o que Maricá espera de nós”, afirmou.

A região recebeu várias intervenções. Mais cedo, equipes da secretaria de Segurança Pública e Trânsito retiraram os tachões antigos da ponte, para que a pintura brancas das laterais e a faixa amarela dupla central pudesse ser feita. Perto dali, na Avenida João Saldanha, outra equipe trabalhava na demarcação e sinalização viária, identificando sentido proibido e a implementação do sistema binário no local, enquanto funcionários da Secretaria de Conservação realizavam a troca de 42 luminárias da Rua 0 a Rua João Frejat por luminárias mais modernas e retiravam lixo até a ponte. O mesmo serviço já havia sido feito no sentido contrário, da ponte até Ponta Negra.

Segundo o secretário de Conservação, Adelso Pereira, a iluminação da ponte da Barra levou duas semanas para ficar pronta, e foi totalmente realizada com recursos próprios. “A primeira coisa que o prefeito nos pediu foi que déssemos prioridade à essa iluminação. Compramos os postes, as luminárias e a própria equipe da secretaria executou a obra”, afirmou o secretário. Ao todo são 17 postes e 34 luminárias presentes nos 172 m de extensão da ponte, porém mais três postes deverão ser instalados em breve. “Esses três vão entrar depois que termina a ponte, onde ainda há um trecho que precisa de iluminação. Ao todo teremos 20 postes, 10 de cada lado e 40 luminárias, vinte na pista de rolamento e mais 20 na pista de pedestres”, analisou Adelso.