Na noite do último sábado (18/02), aconteceu o tradicional Baile Municipal na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro). Uma festa com direito a coroação da corte Maricarnaval 2017 e shows de pagode com os grupos Tô Kerendo e Só Pra Contrariar, na abertura oficial do carnaval na cidade. Representando o prefeito Fabiano Horta, o subsecretário de Turismo, André Gasparetty realizou a entrega das faixas, coroas, cetro e chave da cidade ao Rei Momo Antônio Will, à rainha Helenn Martins e à princesa Arethuza Montenegro, eleitos na última semana.

“Está aberto o carnaval. Esse é um momento mágico, maravilhoso estar na minha cidade representando-a e presenciando a volta do Carnaval”, disse o rei momo, sendo lembrado por sua rainha que a atividade ultrapassa os limites maricaenses. “Levamos o nome da cidade onde quer que vamos, então a sensação é de conquista, dever cumprido, por estar representando o carnaval de Maricá com muita seriedade, respeito e samba no pé”, disse Helenn. E para quem acha que a novidade pode assustar, Arethuza garantiu: “Estou feliz demais porque é tudo muito novo para mim. Mas sem medo da responsabilidade”, disse.

Segundo o secretário de Turismo, Robson Dutra, o carnaval deste ano vai marcar a história de Maricá. “É o retorno das famílias aos eventos na praça para ouvir alguns cantores grandes da mídia que elas gostam e grandes valores da cidade. Temos músicos locais muito bons, então não há necessidade de se fazer um investimento muito grande”, analisou. “Assim, também colaboramos para que os nossos tenham experiência. Como se faz numa partida de futebol mesclando veteranos e juvenis”, explicou.

Prata da casa há 8 anos, o grupo Tô Kerendo, comandado por Gustavo Canedo e Hugo Eduardo, não deixou o público parado com suas canções e sucessos de outros artistas, como “Mila” e “Olha a onda”. “Muita gente nem sabe que já temos três canções gravadas por músicos conhecidos. Nossa música “Cancun” foi gravada por Thiaguinho, “Me leva para casa” que o Péricles gravou esteve por sete meses entre as mais pedidas na versão do Tô Kerendo e “Nossa Bossa” foi gravada pelo Fundo de Quintal”, contou Gustavo. “Então, para o grupo essa oportunidade que estamos tendo é excelente, porque a gente tem respaldo para poder correr atrás e tem incentivo para estar se aperfeiçoando a cada dia”, disse.

Rafael Pereira (Mister M) concordou: “a ajuda da Prefeitura facilita nossos projetos. Além disso, a cidade também está abraçando a gente”. Sobre a avaliação do evento, Robson Dutra agradeceu: “Não é só o fato de estar realizando o Carnaval, mas é também estar com o salário em dia. Isso é uma questão de gestão. E só está sendo possível porque existe uma equipe formada por várias secretarias. Isso é o que faz a diferença”, avaliou.

SPC de volta à cidade

Pela segunda vez na cidade, o vocalista Fernando Pires falou sobre a nova imagem do grupo, apresentou o novo integrante do Só Pra Contrariar e agradeceu o convite. “A gente fica feliz por ter sido lembrado para voltar aqui no momento em que começamos a apresentar nosso novo show, principalmente num período de crise, como esse, em que o país enfrenta dificuldades. Mas que a gente espera que passe logo, porque a cultura faz parte da vida das pessoas”, disse.

“Nosso novo álbum tem grandes sucessos do SPC, sambas dos anos 90, nossa homenagem a algumas bandas que a gente curte, como Os Travessos, Katinguelê, Raça Negra, Negritude Jr e Art Popular e de outros compositores”, disse Fernando Pires. No palco, Fernando e João Jr dividiram as interpretações de “Domingo”, “A Barata”, “Essa tal liberdade”, “Só por um momento”, “Que se chama amor”, “O samba não tem fronteiras”, “É bom demais”, “Você vai voltar pra mim”, “Te amar sem medo”, “O meu jeito de ser”, “Dói demais”, “Você virou saudade”, “Mineirinho” e “Sai da minha aba” e alguns sucessos internacionais.

Moradora de Araçatiba, a professora Valesca de Souza, de 43 anos, falou sobre a folia ser realizada na cidade. “Eventos como esses são primordiais para Maricá, porque dão visibilidade ao turismo e ajudam a mudar essa visão negativa que foi colocada na mídia”, citou, lembrando o episódio em que o ex-prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez declarações depreciativas sobre o município.